Ação realizada com alunos da Rede Municipal estimula plantio de inibidor do mosquito da dengue

Na última sexta-feira, 31, os estudantes dos Centros de Educação Unificados (CEU) José Saramago e Dra. Zilda Arns Neumann receberam o projeto “Dia das Boas Ações”, realizada pela Organização não Governamental Israelense KKL, em parceria com a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação.

Os estudantes do Ensino Fundamental (EMEF) assistiram a palestra sobre Educação Ambiental, ministrada pelo diretor executivo da KKL Marcelo Shapo. Na sequência ocorreram as distribuições da semente de crotalária: uma planta que cresce até um metro e dá flores amarelas que atrai a libélula,predador natural no combate do Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chicungunha.

Cerca de 2.000 (duas mil) sementes de crotalárias foram distribuídas e posteriormente serão plantadas para conter a proliferação do mosquito.Outras ações preventivas continuarão sendo necessárias, tais como manter as residências e os quintais sempre limpos, livres de recipientes que armazenem água, além da limpeza nas calhas, tampa nas caixas d´água, entre outras medidas.

O estudante Caio M. da Silva, que cursa o 5° ano, participou do evento e comentou sobre a iniciativa que despertou o interesse dos colegas de classe: “Essa aula foi diferente, aprendemos  a respeito das questões ambientais e sobre o plantio e conservação das arvores. Aprendi também  que somente com atitudes e união que  iremos combater o mosquito da dengue e melhorar o lugar onde vivemos”, disse.