Alckmin e Rogério Lins inauguram Terminal Metropolitano do Km 21

Fonte: Comunicação Prefeitura de Osasco

Na quarta-feira, 16/8, o governador do Estado, Geraldo Alckmin, e o prefeito de Osasco, Rogério Lins, inauguraram o Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso, construído no limite entre as cidades de Osasco e Carapicuíba. A cerimônia ocorreu em frente à estação de trem General Miguel Costa, no Km 21.

O novo equipamento urbano faz parte do Corredor Oeste, obras entre São Paulo e Itapevi, e visa melhorar a mobilidade urbana na região Oeste da Grande São Paulo. No total, o governo estadual investiu R$ 29 milhões no terminal, localizado na avenida dos Autonomistas, 7.130, no Km 21, em área cedida pela Prefeitura de Osasco.

Na ocasião, o governador também autorizou e assinou a publicação de editais para contratação de outras obras nos trechos Jandira-Carapicuíba e Km 21-São Paulo, como a reforma do Teminal da Vila Yara, em Osasco.

Ao falar sobre a importância do evento, o prefeito Rogério Lins enfatizou o benefício da obra para milhares de osasquenses. “Agradeço mais uma vez a presença do governador Geraldo Alckmin em Osasco para a inauguração de mais uma importante obra pública em nossa cidade. Cerca de 40% das viagens realizadas em Osasco são feitas por meio do transporte coletivo e no horário de pico são aproximadamente 40 mil passageiros apenas na Avenida dos Autonomistas. Portanto, agradecemos por essa parceria entre a Prefeitura e o Estado e conte sempre conosco govenador Alckmin”.

Após assinar os editais para novas licitações de obras no Corredor Oeste, Alckmin falou sobre as novas intervenções do Estado em obras viárias. “Somente nesta região, serão quatro trechos de obras em praticamente todas as cidades da região de Itapevi a Capital. O dinheiro é curto, mas administrar implica em escolher prioridades e uma das nossas prioridades é investir em melhorias no transporte coletivo”, afirmou.

Em seguida, o govenador descerrou a placa de inauguração ao lado dos prefeitos Rogério Lins (Osasco), Marcos Neves (Carapicuíba) e do ex-prefeito de Osasco, Silas Bortolosso, filho do sr. Luiz Bortolosso, emancipador de Osasco e que empresta seu nome ao novo Terminal Metropolitano.

Integração entre ônibus e trens

Com 8.000 m² de área construída e seis plataformas, o Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso integrará 52 linhas de ônibus, sendo 40 metropolitanas e 12 municipais (nove de Carapicuíba e três de Osasco). Pelo terminal circularão 350 ônibus, transportando mensalmente cerca de 250 mil passageiros.

O novo equipamento, com pavimento viário rígido, foi projetado visando atender a todas as necessidades dos usuários. Ele conta com duas bilheterias, quatro sanitários (masculino e feminino) devidaamente acessíveis, quatro escadas rolantes e quatro elevadores.

Os passageiros poderão usufruir também da integragação rodoferroviária. E para tanto foi construída uma passarela que facilita o acesso do terminal à estação General Miguel Costa, da linha 8-Diamante, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A integração tarifária das linhas metropolitanas de ônibus com o trem será feita por meio do cartão BOM. Com isso, o usuário terá um desconto de R$ 1,50 no valor das duas tarifas.

Inauguração

Participaram também do evento, o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissione; a primeira-dama de Osasco e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aline Lins; a vice-prefeita de Osasco, Ana Maria Rossi; a vice-prefeita de Carapicuíba, Gilmara Gonçalves; o ex-prefeito de Osasco, Francisco Rossi; os deputados estaduais João Caramez, Márcio Camargo, Gil Lancaster e Marcos Martins, além de secretários municipais e vereadores de Osasco e Carapicuíba.