Anatel divulga quais as piores operadoras, segundo a população

Fonte: TechTudo

 

O estudo foi realizado com 30 mil clientes de sete operadoras de telefonia, entre os meses de agosto e novembro do ano passado.

A operadora que liderou a pesquisa em todos os quesitos foi a Porto Seguro Conecta, que está presente em alumas regiões de São Paulo e no Grande Rio. A Oi ocupou a última posição nos rankings, tendo sua pior nota relacionada à capacidade de resolução de problemas. Veja, a seguir, os principais destaques da pesquisa.

– Porto Seguro: 8,12
– Vivo: 7,03
– Nextel: 7,02
– Claro: 6,93
– Algar: 6,91
– TIM: 6,81
– Oi: 6,24

O quesito satisfação geral, como o próprio nome deixa claro, engloba o conjunto da obra. Ou seja, todos os aspectos da prestação de serviço de uma operadora. Neste ponto, todas as empresas conseguiram aumentar sua média em relação ao ano de 2015, com exceção da Oi. A Nextel ganhou 0,45 pontos e foi a operadora que teve o maior crescimento na avaliação dos consumidores. A TIM foi a segunda a melhorar a sua pontuação, ganhando 0,37 pontos. Veja o ranking abaixo:

Porto Seguro: 8,12
– Vivo: 7,03
– Nextel: 7,02
– Claro: 6,93
– Algar: 6,91
– TIM: 6,81
– Oi: 6,24

Já em funcionamento, como qualidade das ligações, ruídos e ausências de queda e ficou assim:

– Porto Seguro: 7,76
– Nextel: 7,41
– Vivo: 7,15
– Claro: 6,80
– Algar: 6,66
– TIM: 6,52
– Oi: 6,23

No quesito cobrança, que envolve transparência de contratos e planos:

– Porto Seguro: 9,11
– Algar: 8,01
– TIM: 7,58
– Vivo: 7,19
– Nextel: 7,12
– Claro: 7,21
– Oi: 6,60

Os canais de atendimento, este quesito avalia a qualidade do atendimento das operadoras em seus diversos canais, como telefônico, pela internet e nas lojas físicas da companhia. Das principais operadoras, a Claro foi quem se saiu melhor (6,98) e a Oi, novamente, ocupou a última posição.

– Porto Seguro: 8,66
– Algar: 7,88
– Claro: 6,98
– Vivo: 6,89
– TIM: 6,75
– Nextel: 6,74
– Oi: 6,14

E já na hora de resolver os problemas…

– Porto Seguro: 7,77
– Algar: 6,52
– Vivo: 6,10
– Claro: 5,96
– TIM: 5,90
– Nextel: 5,85
– Oi: 5,40

O estudo mostra que os serviços de telecomunicações no Brasil vêm melhorando pouco a pouco, na opinião dos clientes. No entanto, o desempenho das operadoras ainda não é o suficiente para agradar plenamente aos usuários.

As empresas de atuação limitada costumam receber notas melhores, pois lidam com uma quantidade menor de pessoas e suas redes tendem a sofrer menos com congestionamentos. O documento completo e detalhado, em PDF, pode ser acessado direto no site da Anatel.