Carreta da Mamografia reserva último dia para mulheres que terão de refazer exames

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, firmou parceria com o governo do estado e trouxe para o município a Carreta da Mamografia, do Programa Mulheres de Peito. Do dia 19/11 até quarta-feira, 27/11, foram realizados 392 exames.

O funcionamento da Carreta da Mamografia encerra os atendimentos livres nesta sexta, 29/11. No sábado, 30/11, serão atendidas apenas as mulheres que precisam refazer os exames.

O público-alvo da carreta são mulheres de 40 anos ou mais ou a partir dos 35, caso haja histórico de câncer familiar. Elas receberão os resultados até a próxima semana e serão direcionadas para consulta pré-agendada, caso haja necessidade.

Durante a permanência da Carreta da Mamografia no estacionamento da Prefeitura, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde ficou à disposição das mulheres que necessitavam da guia para a realização do exame.

Anadeti Soares da Silva Pereira, 51, aproveitou os serviços. “Estava sentindo um desconforto e resolvi fazer a mamografia para ir ao médico já com o exame. Assim ficarei mais tranquila. Achei muito bom o atendimento e a prefeitura trazer a carreta para a cidade”.

Já Maria do Carmo da Silva, 48 anos, foi avisada pelo grupo de whatsapp das aulas de crochê. “Acho importante fazer a mamografia todos os anos. A prevenção é sempre o melhor remédio”, ensinou.

Edinalva Rodrigues de Jesus, 46 anos, reconhece que deixa a própria saúde de lado e resolveu aproveitar a carreta na cidade. “A gente sempre deixa pra lá, mas é preciso cuidar da própria saúde. A carreta estar aqui em Osasco facilitou bastante o meu acesso. Vim fazer o exame e foi tudo rápido e um excelente atendimento”.

Independentemente da Carreta da Mamografia, a mulher não deve descuidar da saúde. Além de fazer o autoexame, também deve fazer acompanhamento com visitas periódicas ao ginecologista.

Secretaria de Comunicação Social