Creche Santa Maria é inaugurada em clima de festa

Em menos de uma semana, a Prefeitura de Osasco inaugurou a segunda creche. Desta vez no Jardim Santa Maria. Localizada na Avenida Victor Civita, a Creche Osório Loria foi entregue no sábado (26/10) e faz parte do programa “Mundo da Criança” que vai gerar mais de 4 mil novas vagas e entregará, até o fim deste ano, mais quatro unidades escolares (Jardim Conceição, Vila Menck, Jardim Veloso e Vila Militar).

O dia foi de festa e os moradores da região compareceram para ver a inauguração da primeira creche do bairro Jardim Santa Maria, que tem capacidade para atender 376 alunos. O prefeito de Osasco, Rogério Lins, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aline Lins, participou da comemoração e recordou que há um pouco mais de um ano, ele e centenas de pessoas estiveram naquele mesmo lugar no início das obras.

“Lembro que a pedra fundamental dessa creche foi num dia de uma chuva torrencial. Naquele momento, a comunidade que já esperava há tantos anos por uma creche, nos deu um voto de confiança, acreditou que o projeto sairia do papel e hoje estamos aqui para entregar essa escola para o Santa Maria”, relembrou o prefeito.

Lins ainda ressaltou a necessidade de as famílias terem um local adequado para deixarem seus filhos. “Essa creche vai contribuir muito com a comunidade, porque os pais precisam de uma escola para deixar seu filho em segurança e bem cuidado para poderem ir trabalhar”, explicou.

Com 1.476,37 m², a Creche Santa Maria possui 11 salas de aula, 6 solários, 2 lactários, refeitório, sanitários infantis e adultos, vestiários, playground, jardim, pátio coberto, cozinha e sala de professores e de reunião.

A Creche Santa Maria é a quinta a ser inaugurada. As unidades já entregues foram no Jardim São Pedro, Novo Osasco, Vila Vicentina, Jardim Roberto e Primeiro de Maio. Além disso, a prefeitura realiza obras de adaptação na Fito zona Norte e Fito zona Sul para que abriguem o “Mundo da Criança”, complexo educacional que foi transformado em um programa e incluirá as seis novas creches a serem entregues até o final deste ano.

O evento de inauguração ofereceu diversas atividades, como aulas de dança e shows de sertanejo e forró. Para a criançada, personagens infantis fizeram a animação e foi apresentado um show dos personagens do filme Frozen – Uma Aventura Congelante, além de brinquedões, pipoca e algodão-doce.

Para o secretário de Educação, José Toste Borges, a educação tem poder transformador na sociedade. “A educação pode transformar a cidade e o nosso país. Em Osasco estamos plantando essa semente. Aqui estamos pensando no futuro das nossas crianças”, disse o secretário.

Durante o evento, a família do homenageado, Osório Loria, recebeu uma réplica da placa de inauguração da creche que leva o nome dele. Na sequência houve uma oração e para finalizar o ato oficial, o descerramento da placa de inauguração. Após o desenlace de fita da porta da unidade, tanto as autoridades presentes, como os moradores locais, foram conhecer as instalações da nova escola.

Também estiveram presentes do evento de entrega da Creche Osório Loria os secretários Délbio Teruel (Administração), Sérgio Di Nizo (Governo), Carmônio Bastos (Esporte, Recreação e Lazer), Lau Alencar (Transportes e da Mobilidade Urbana), Cláudio Pitteri (Assistência Social), Thiago Silva (Comunicação), José Virgolino de Oliveira (Segurança e Controle Urbano), o chefe de gabinete José Carlos Vido, os presidentes José Carlos Pedroso (Fundação Instituto de Tecnologia de Osasco) e Jair Anastácio (Companhia Municipal de Transportes de Osasco), o presidente da Câmara de Vereadores, Ribamar Silva, os vereadores Alex da Academia, Jair Assaf, Mário Luiz Guide, Antônio Toniolo, Régia Gouveia Sarmento, Daniel Matias, a diretora da Creche Osório Loria, Giseuda Moura, entre outras autoridades.

Secretaria de Comunicação Social