Dia da Mulher será celebrado com diversas atividades em Osasco

A Prefeitura de Osasco preparou diversas atividades gratuitas para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente no dia 8/3. As ações começam na sexta-feira, 6/3, com o plantio de mudas de árvores no Jardim Primeiro de Maio e, sábado, 7/3, com o Circuito Funcional, no Parque Chico Mendes, com diversas atividades esportivas para agitar o dia.

Confira a programação:

A Secretaria de Assistência Social (SAS) realizará os seguintes eventos:

  • Dia 7/3 – das 8h às 12h – 1º ECO Circuito Funcional de Osasco. O evento visa o estímulo e incentivo a práticas de exercícios físicos.
  • Local: Parque Chico Mendes. Rua Lázaro Suave, 15, City Bussocaba.

O evento é gratuito, tem o apoio da BlueFit e do Osasco Plaza Shopping, e é necessário fazer pré-inscrição por meio do telefone: 2183-6726.

  • Dia 9/3, às 9h30, e às 15h30, no auditório do Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), localizado na Rua Dom Ercílio Turco, 180, Vila Osasco. Haverá a Dança Circular: “Roda de Conversa em homenagem ao Dia da Mulher”, com a professora Kátia.
  • Dia 10/3, às 10h30 e também às 13h, nas salas 1 e 2 do Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), será realizada a Roda de Conversa “A Bela Velhice”, mediada pelas assistentes sociais da SAS, Cida e Cristina, com as mulheres idosas que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no âmbito da Proteção Social Básica, que compõe a rede socioassistencial do município.

Os serviços socioassistenciais visam o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades. A roda de conversa propõe mais esse fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.

A Coordenadoria de Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência e Promoção da Igualdade Racial e Diversidade Sexual, ligada à Secretaria de Governo (SEGOV), promoverá diversas ações descentralizadas para atingir públicos diferentes e sensibilizá-los sobre a importância da equidade de gênero.

 

As ações integram o Programa “Cultura Pela Paz – Mulher e Equilíbrio” – 1ª Edição. Confira:

  • Dia 6/3 – das 8h às 12h – Rua Nelson Mandela, ao lado do CEU das Artes Primeiro de Maio

Realização da 1° etapa do 3° Projeto de Floresta Urbana de Osasco –  Cultura Pela Paz – Mulher e Equilíbrio – Itinerante, que enfatiza a importância da arborização nos centros urbanos e segue as diretivas do Programa Município Verde e Azul.

Parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

Resumo: O evento compreende o plantio de 200 mudas de árvores na região do Santa Maria. O público alvo são alunos do Ensino Fundamental do Colégio Prisma. As crianças irão plantar mudas de árvores, colocando nomes de mulheres que são importantes para elas e/ou que fizeram a diferença no mundo.

O juiz convidado, Dr. Mário Sérgio, representando a Cejusc, participará com sua equipe realizando o plantio de mudas com homenagens póstumas às mulheres que fizeram a diferença no Direito e na sociedade. A Coordenadoria e a SEMARH apoiarão a ação, destacando a importância do respeito à mulher e ao meio ambiente.

  • Dia 14/3 – das 9h às 15h – Realização da 2° etapa do 3° Projeto de Floresta Urbana de Osasco – “Cultura Pela Paz – Mulher e Equilíbrio – Itinerante”

Local: Núcleo de Educação Ambiental do Parque Ecológico da FITO, localizado na Rua Georgina, 64 – Jardim das Flores.

Resumo: O evento propõe um dia de ações voltadas para temáticas transversais que contemplam a pluralidade da mulher, oferecendo ainda apresentações teatrais, dança, ioga, economia solidária, etc.

É relevante destacar que a temática do Meio Ambiente vem dar ênfase a agenda 2030 da ONU voltada aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis), no seu 5º objetivo: Equidade de Gênero. O processo para alcançá-lo se dá por meio da superação da violação de diversos direitos das mulheres atualmente. Na perspectiva de alcançar a autonomia da Mulher no aspecto principal livre de qualquer forma de violência.

A ação conta com o apoio da Secretaria da Cultura, com suporte para as ações e apoio da articulação, mobilização comunitária e disponibilização dos CEUS das Artes das zonas Norte e Sul, bem como da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Cejusc, Mova-se Mulher, Conselho Municipal de Direitos das Mulheres (CMDMO), Secretaria do Emprego, Trabalho e Renda, com a equipe da Economia Solidária, e movimentos da sociedade civil.

  • Dia 19/3 – 19h30 – Evento “Leia Mulheres Osasco”

Local: O encontro será na Coordenadoria da Mulher, localizada na Rua Salém Bechara, 407 – Vila Osasco.

Resumo: A Coordenadoria sediará o encontro do Grupo Leia Mulheres Osasco, projeto de leitura de livros escritos por mulheres e de análise da leitura. Voltado ao empoderamento feminino por meio da leitura e reflexões em grupo de troca de conhecimento e saberes na perspectiva da mulher, o evento foi fomentado pela própria Coordenadoria. O projeto é encabeçado pela doutoranda em Literatura, Pilar Bilu.

No dia haverá uma discussão sobre o livro “Um Exú em Nova York”, da escritora brasileira Cidinha da Silva, que estará presente contribuindo com suas observações enquanto escritora.

  • Dias 21 e 27/3 – Realização da 3ª etapa do 3° Projeto de Floresta Urbana de Osasco –  “Cultura Pela Paz – Mulher e Equilíbrio – Itinerante”.

Local: CEUS das Artes (ao longo do dia)

  • CEU das Artes 1º de Maio – Endereço: Rua Nelson Mandela, s/n – Jardim Primeiro de Maio
  • CEU das Artes Jardim Bonança – Endereço: Rua São Judas Tadeu, 105-257 – Jardim Bonança

Resumo: Rodas de conversa sobre a mulher em sociedade.

Parceria com a Secretaria da Cultura e Conselho Municipal de Direitos das Mulheres (CMDMO).

Secretaria de Comunicação Social