Educação de Barueri disponibiliza conteúdo on-line aos estudantes

Em tempos de pandemia, a Secretaria de Educação de Barueri está mobilizando professores e gestores escolares para disponibilizarem o maior conteúdo pedagógico possível, que estará à disposição dos estudantes da rede, no período em que precisarem ficar em casa, por conta da contenção do coronavírus.

Desde o ano passado, a Secretaria Educação de Barueri integra a primeira cidade do Brasil a adotar o Google For Education em toda a sua rede, que conta com 67.833 alunos.

Para viabilizar a privilegiada realidade de educação tecnológica, a Prefeitura de Barueri adquiriu equipamentos tecnológicos de ponta, como chromebooks, salas de videoconferências em todas a escolas, óculos de realidade virtual, internet em todas as escolas.

A partir da semana que vem, com a suspensão das aulas por conta do coronavírus, os professores (que passaram por uma série de formações sobre plataformas on-line e educação digital) estão municiando conteúdo de todas as matérias, que será consultado por estudantes durante este período fora da escola.

Além das plataformas digitais como Google For Education, Mentes Notáveis, Khan Academy e Arcos, a Secretaria de Educação também implementou este ano os Cadernos de Apoio Digitais, com conteúdo pedagógico estabelecidos pela BNCC.

Trata-se do Caderno de Apoio On-line. Este material está disponível para todos os estudantes, e monitorado pelos professores e gestores da rede.
Com isso, a Secretaria de Educação acredita que o prejuízo de aprendizagem por conta deste período de ausência dos alunos será o mínimo possível.

Sobre os Cadernos de Apoio Pedagógico On-line: 
Os Cadernos de Apoio do município de Barueri são destinados aos estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tendo como finalidade contribuir para o trabalho docente visando a melhoria da aprendizagem dos alunos, não sendo um único recurso a ser utilizado em sala de aula, sendo complementado com atividades planejadas pelo professor, em função das características de sua sala e os livros do PNLD/2020.

Construída por vários professores concursados da Rede de Barueri, locados no Departamento de Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação, embasado na Base Nacional Comum Curricular/20, o que legitima a sua implementação nas escolas.
Neste ano de 2020 os cadernos serão disponibilizados na versão on-line, solidificando, desse modo a Educação Tecnológica, implementada no município de Barueri em 2019, com a entrega em todas as unidades escolares da ferramenta educacional chromebooks e a parceria com plataforma Google For Education.

Os Cadernos contemplam as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, sendo que no presente ano será produzido contemplando as demais disciplinas do currículo (Geografia, História, Ciências, Arte, Inglês e Educação Física).

Elucida-se que, as disciplinas em fase de produção em 2020, não acarreta nenhum prejuízo aos alunos, pois a Secretaria de Educação disponibiliza “Atividades Complementares” de apoio aos alunos e professores.

“Acreditamos que, essa ferramenta de auxílio ao professor, fomenta novas construções e produções de conhecimentos aos nossos estudantes que vem transformar a realidade, não só de cada um, individualmente, mas de toda a comunidade escolar envolvida nesse processo educativo”, destacou Isabel Biondi, coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Barueri.

 

Conteúdo: Prefeitura de Barueri