Educação reúne gestores escolares antes do início das aulas

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, reuniu os gestores das unidades escolares na quarta-feira, 30/1, no Centro de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, para a apresentação de projetos e diretrizes para o início do ano letivo. Cerca de 350 gestores, entre diretores, vice-diretores e coordenadores, participaram da reunião, que também contou com as presenças do prefeito Rogério Lins e do secretário de Educação, José Toste Borges.

Toste agradeceu aos gestores pelo empenho no ano passado, que levou o município a conquistar 6.1 no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a melhor nota da história do município. “Também quero agradecê-los pelas atividades desenvolvidas nas unidades”.

O secretário informou a todos sobre a implantação da nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e da Prova Brasil. “A BNCC tem algumas informações de conteúdo que são importantes para atingirmos a nossa meta: que é a nota 6,5. Para que tenhamos sucesso, é preciso alterar alguns projetos que são desenvolvidos nas unidades”

Além disso, o secretário adiantou alguns programas que poderão ser inseridos para melhorar a aprendizagem dos alunos e, consequentemente, a nota do IDEB. “Fiz uma pesquisa nas escolas que têm o IDEB acima de 6,5, e constatei que tudo começa com planejar, avaliar e corrigir, e, nas salas de aula, um dos projetos mais importante é o da leitura. Para essa finalidade, se o professor PEB I ou PEB II quiser se afastar da sala para aplicar esse projeto, terá o apoio da secretaria”, disse. Toste ainda pediu incentivo ao desenvolvimento do projeto de Xadrez, já que estimula a memória, a concentração e o raciocínio das crianças.

Outras recomendações referem-se à reciclagem em tecnologia. “A secretaria estuda implantar lousa digital em 10 escolas. Alguns professores não vão querer adotar a ferramenta, por achar difícil de aprender. Quem dera na minha época de escola, eu pudesse contar com essa ferramenta. Aposto que minhas aulas de matemática seriam muito mais aproveitadas pelos alunos. A sugestão vale para vocês. Com o conhecimento da ferramenta, as aulas ficarão mais atrativas”.

O prefeito Rogério Lins também agradeceu aos gestores pela nota no IDEB. “Eu só tenho gratidão pelos senhores pela conquista. Essa nota entra para a história da nossa cidade, junto com o empenho de vocês, que são servidores diferenciados, porque são, muitas vezes, pedreiros, pintores e psicólogos nas escolas”.

Lins informou estar feliz com as vagas criadas em creches. “Estou feliz porque as vagas de espera nas creches caíram de 12 mil para 5 mil. Queremos que reduza mais nesse e no próximo ano. No primeiro semestre entregarem o ‘Mundo da Criança’, no Jardim das Flores, e no início do próximo ano, o ‘Mundo da Criança’ da zona norte. Agora, em fevereiro, durante o aniversário de Osasco, entregaremos as creches do Jardim Roberto I e Jardim Roberto II. Ao todo estamos construindo oito creches”, anunciou.

O prefeito ainda falou sobre o Plano de Carreira do Magistério, que está na Câmara para ser aprovado, assim como o cargo de coordenador de creche. “Já vamos entregar no final de fevereiro e início de março, os uniformes e material escolar. Pretendemos entregar os uniformes em 4 semanas”, explicou.

A segurança nas escolas também foi tema da reunião. “Aumentamos em 77% o investimento na segurança. Isso quer dizer mais policias nas ruas, viaturas novas, ampliação do monitoramento no Centro de Operação Integrada, que terá os aplicativos Detecta e Vigia Osasco, interligados com a polícia. As viaturas não ficarão paradas na porta da escola. Elas cumprirão um itinerário e passarão pelas escolas”, concluiu.

Antes de deixar o Centro de Formação, o prefeito, acompanhado pelo secretário de Educação, passou nas salas onde aconteciam os cursos de capacitação para as 180 cozinheiras das creches, sobre os temas: Alimentação no Berçário; Diluição de fórmulas infantis; Higiene de utensílios e mamadeiras; e Alimentação diferenciada.

Imprensa PMO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.