Entenda o que está acontecendo no Espírito Santo

Fonte: g1.com/ES

 

Espirito Santo está passando por uma crise onde mesmo com o exército nas ruas, a Grande Vítória segue com escolas, postos de saúde e parte do comércio fechado. Os ônibus também não estão em circulação.

Tudo começou quando os policiais militares reivindicaram aumento nos salários, pagamentos de benefícios e criticaram as condições de trabalho. Como não podem fazer greve, as famílias foram para a frente dos batalhões para impedir a saída dos PMs. O bloqueio começou no sábado (4) e atinge a Grande Vitória e cidades como Linhares, Aracruz, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Piúma

Desde então, o estado registrou 68 mortes violentas, ante 4 em todo o mês de janeiro, segundo o sindicato da Polícia Civil. Desde segunda-feira, 1.000 homens das forças armadas fazem policiamento na Grande Vitória.

A falta de policiamento está provocando uma onda de violência. Desde sábado, foram registradas 68 mortes violentas, segundo o Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol).

 

Confira como será o funcionamento das cidades nesta terça-feira:

Entidades empresariais
Fecomércio, CDL Vitória, CDL Serra e Sindilojistas. A orientação é para que os lojistas não abram seus estabelecimentos enquanto não houver segurança.

Supermercados
A Acaps informou que as lojas vão abrir normalmente hoje. Caso a insegurança permaneça, deverão fechar.

Postos 
O Sindipostos-ES orientou os postos de combustíveis a paralisarem suas atividades até que tudo se normalize. Mas a decisão é de cada revendedor.

Bancos
Caixa Econômica – vai avaliar a evolução do processo para retomada de suas atividades.
Banestes e Itaú –  vão abrir normalmente.
Bradesco –  agências fechadas
Sicoob – vai decidir como será o funcionamento das agências no estado nesta terça, depois que forem divulgadas novas informações sobre a situação da segurança pública.

Shoppings
Shopping Vitória -vai adotar o horário praticado aos domingos. Nesta terça, o funcionamento de lojas e estandes será facultativo das 13h às 15h; e obrigatório das 15 às 21h. Já a praça de alimentação e restaurantes de 11h às 22h.
Shopping Jardins em Vitória – só abrirá com policiamento e transporte público regularizados.
Shopping Vila Velha – funcionará normalmente hoje, das 10h às 22h.
Shoppings Mestre Álvaro, Moxuara, Montserrat, Praia da Costa – vão abrir normalmente.

EDP Escelsa (concessionária de energia elétrica)
Atendimento presencial suspenso em Guarapari, Serra, Vila Velha, Cariacica, Viana, Vitória e Cachoeiro de Itapemirim.

Escolas com aulas suspensas
Rede estadual – todas as escolas.
Ifes – as aulas estão suspensas em todos os campi.
Ufes – aulas suspensas nos quatro campi.

Prefeituras
Vitória – Não funcionarão escolas, unidades de saúde, o setor administrativo, a Casa do Cidadão e os Creas.
Vila Velha –  Escolas não funcionarão e apenas uma unidade de saúde atenderá em cada região. Os PAs da Glória e de Cobilândia irão abrir. A vacinação contra a febre amarela está mantida nas seguintes unidades: Jaburuna; Ibes, Paul, Jardim Marilândia; Barra do Jucu.
Serra – Apenas os PAs e a Maternidade de Carapina estarão funcionando. O expediente administrativo e as aulas estão suspensos.
Cariacica – Todas as atividades estão suspensas.
Viana – Todas as atividades estão suspensas, exceto o PA Arlindo Villaschi ficará aberto para atender urgência e emergência.
Guarapari – Aulas suspensas.
Fundão – Todas as atividades estão suspensas.
Linhares – Todas as atividades estão suspensas.
Cachoeiro de Itapemirim – aulas suspensas e unidades de saúde fechadas. Apenas a UPA de Marbrasa ficará aberta para atender casos de urgência e emergência.
Piúma – Aulas suspensas e atendimento de agentes de saúde nas casas suspenso.