Escolas de Osasco têm atividades nas férias

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, preparou uma agenda de atividades esportivas e pedagógicas para as crianças nas férias, com o tema “Luz, Câmera, Férias”. As atividades são voltadas aos estudantes da rede municipal, que fizeram prévia inscrição.

As atividades têm formato de oficinas, tendo como base conteúdos pedagógicos, contribuindo para novas práticas de aprendizagem e estimulando o interesse dos alunos pelas ações da escola. Todas as atividades foram organizadas em espaços escolares. As ações foram divididas nas semanas de 13 a 17/1 e de 20 a 24/1.

Na Emef Professora Terezinha Martins Pereira, no Rochdale, as crianças participaram das atividades “Do silêncio ao som” e da oficina de drone. Na atividade “Do silêncio ao som”, as crianças fizeram uma grande roda para fazer mímica para os amigos, que tinham de decifrá-la. Eles também dançaram.

Na oficina de drone, eles assistiram um vídeo teórico, depois ocuparam um simulador num computador antes de operar o equipamento. A parte prática foi feita com mini drones. As crianças cumpriram um circuito com os temas dos filmes: “UP – Alta Aventuras”, “Harry Potter” e “Homem-Aranha”.

Para o aluno Rikelmy Santos Silva, 10 anos, o dia foi maravilhoso. “A minha diversão maior foi por conta da oficina de drone. Eu amei, eu já pilotei o do meu tio, aqui fui chamado de piloto. Gostei muito”.

Nicoly Costa dos Santos, 7 anos, contou ter feito amigos. “Eu já via a Júlia pela escola, mas não éramos amigas. Agora somos as melhores. Também amei as oficinas”, disse, ao lado de sua nova amiga, Júlia Sales Augustinho, 7 anos.

Os pais não têm onde deixar os filhos para brincar. Essa ação foi ótima, porque pude sair, resolver as minhas coisas e deixá-la aqui sem me preocupar, pois a escola é um local seguro”, observou Adriana Borba, avó da Nicoly Costa.

Não só a Secretaria de Educação ofereceu atividades nas férias, as secretarias de Cultura, Esporte e Meio Ambiente também.

CULTURA

A Cultura oferece sessões de cinema no CEU das Artes do Jardim Bonança. As sessões vão até 26/1. Confira os horários e os filmes que serão exibidos:

17/01 – 15h – It: A Coisa 2 – classificação 14 anos

18/01 – 18h30 – Aquaman – classificação livre

19/01 – 15h – Bob Esponja – Um Herói Fora D’Água– classificação livre

24/01 – 18h – Inovação do mal 2 – classificação 14 anos

25/01 – 15h – Capitão Marvel – classificação livre

26/01 – 15h – Animais fanáticos 2 – Os crimes de Grindelwald – classificação livre

Nas atividades regulares oferecidas no CEU das Artes, têm também futebol, Rugby, artes marciais, skate, teatro, balé, sapateado, hip hop e aulas de cordas, sopros, violão, teclado e canto.

No “Projeto Férias na Biblioteca”, que acontece até o dia 31/1, das 8h às 20h, a criançada pode participar de atividades como jogos recreativos, contação de história, karaokê, pintura, jogos de tabuleiro, oficina de massinha de modelar, oficina de poesia, Just Dance, roda de leitura, e muito mais.

Nas segundas e quartas, na programação estão: contação de história, pintura e jogos de tabuleiro. Nas terças e quintas tem roda de leitura, karaokê, acesso livre ao computador, e nas sextas, oficina de massinha de modelar, oficina de Poesia e Just Dance

Quem tiver interesse em emprestar livros da Biblioteca pode levar até dois exemplares emprestados pelo período de 15 dias. O CEU das Artes do Jardim Bonança fica na Rua Antônio Jacinto Rangon, 45, no Jardim Bonança.

ESPORTE

A Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer iniciou na terça-feira, 7/1, as atividades em 91 pontos distribuídos em ginásios, campos, parques e escolas em três períodos, oferecendo 25 modalidades dos segmentos: artes marciais e lutas, danças, ginásticas corporais e atividades esportivas (quadras e campos).

MEIO AMBIENTE

Os interessados em aprender a cultivar orquídeas e entender noções básicas de jardinagem podem participar das atividades da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Oficina de Cultivo de Orquídeas

Horário: 9h às 10h30

20/1 – Parque Cidade das Flores (Avenida Pinheiro, 222/234 – Cidade das Flores)

22/1 – Parque Ecológico Dionísio Alvares Mateos (Rua Georgina, 64/69 – Jardim das Flores)

23/1 – Parque Ecológico Ana Luiza Moura Freitas (Rua dos Hebreus, 111 – Piratininga)

Público alvo: munícipes inscritos e frequentadores dos parques

Palestra “Meio Ambiente em pauta”

Horário: 15h

24/1 – Parque Ecológico Dionísio Alvares Mateos (Rua Georgina, 64/69 – Jardim das Flores)

Público alvo: munícipes e frequentadores dos parques

Curso de Horticultura e Jardinagem

Horário: 9h às 12h

28/1 – Parque Chico Mendes (Rua Lázaro Suave, 15 – City Bussocaba)

Público: munícipes inscritos e frequentadores do parque

Cinema no Parque (sessões gratuitas)

Horário: 14h às 15h30

27/1 – Parque Ecológico Dionísio Alvares Mateos (Rua Georgina, 64/69 – Jardim das Flores)

28/1 – Parque Clovis Assaf (Avenida Ipê, s/n – Cidade das Flores)

29/1 – Parque Chico Mendes (Rua Lázaro Suave, nº 15 – City Bussocaba)

30/1 – Parque Bonança (Avenida Juscelino Kubitschek – área do antigo Clube de Campo de Osasco)

31/1 – Parque Chico Mendes (Rua Lázaro Suave, nº 15 – City Bussocaba)

Público alvo: frequentadores dos parques

Secretaria de Comunicação Social