Merenda escolar de Pirapora do Bom Jesus recebe aprovação do Tribunal de Contas de SP

A  Auto Gestão da merenda escolar, implantada em 2013, está dando ótimos frutos para a cidade de Pirapora do Bom Jesus. Recentemente a EMEF Senhor Bom Jesus recebeu a visita de auditores do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), para fiscalizar os tipos de merendas, fornecimentos, condições de estoque e os equipamentos disponíveis. E tudo foi bem avaliado pelo Tribunal de Contas.

Nos últimos 4 anos a merenda escolar tem recebido uma atenção especial por parte dos gestores da cidade, desde agosto de 2013, quando o município iniciou o processo de auto-gestão,  o cardápio é planejado por uma nutricionista, que prepara pensando em cada faixa etária atendida no município, baseando-se nas recomendações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Nele há variedade de frutas e verduras que são servidas de acordo com as safras para garantir melhor qualidade em cada produto.

Os alimentos inclusos são avaliados anteriormente e testados para efetivamente entrar no cardápio. São oferecidos sucos todos os dias, carnes, legumes, verduras e frutas. Já em datas especiais ele fica ainda mais incrementado com bolos, sorvetes, peixes, entre outros.

Também houve vários avanços como a substituição de produtos, um exemplo é o achocolatado trocado por chocolate em pó 33% cacau, visando a diminuição da quantidade de açúcar que continha no produto anterior.

As refeições objetivam garantir a nutrição adequada dos alunos, hoje chega a abranger até 70% do valor nutricional necessário para o bom desenvolvimento da criança e tem aprovação de 92% dos piraporanos.