Multas de trânsito caem 32% em Barueri

Fonte: Comunicação Prefeitura de Barueri

 

O Demutran, órgão de trânsito que integra a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri, concluiu o balanço de infrações de trânsito registradas nos cinco primeiros meses de 2017. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve redução de 32,2% na quantidade de multas na cidade.

O número é ainda mais surpreendente quando se verifica o aumento no número de veículos emplacados ou transferidos para Barueri. “Em maio de 2016, era uma frota de 220 mil veículos. Um ano depois, subiu para 267 mil, mas houve 10 mil multas a menos”, informa o coordenador de Trânsito, Edson Orrin.

A queda nas infrações de trânsito revela o aumento do empenho do órgão em orientações e educação no trânsito. Orrin relata que o número de multas diminuiu justamente porque os motoristas, tanto os de Barueri quanto os de fora, têm correspondido às orientações. “Obviamente aqueles que não cumprem essas orientações são devidamente autuados”, ressalta o responsável pelo Demutran.

A redução de multas no período de janeiro a maio de 2017 (na comparação com o mesmo período de 2016) foi de 25,8% nos veículos com placa de Barueri; e de 35%, em veículos de outros municípios.

A redução nas multas não significa impunidade, e um indicativo que ilustra bem isso é o recuo, neste ano, de 42,7% nas infrações “estacionar em desacordo com a regulamentação – estacionamento rotativo”, enquadramento que penaliza quem desrespeita a zona azul. Considerando apenas os meses de maio, a quantidade de cartões zona azul adquiridos foi mais do que três vezes maior em 2017.

A forma de agir do Demutran, priorizando a segurança e a fluidez no trânsito, é uniforme em todo o município. Exemplo disso é que a variação de multas aplicadas, até maio, em Alphaville e Tamboré foi bem próxima à dos demais bairros somados: total de -32,4% (Alpahville e Tamboré), e -32% (outros bairros).