“Nosso governo veio para grandes desafios”, diz Rogério Lins sobre os 100 primeiros dias de gestão

O Complexo Poliesportivo do Ayrosa foi o local escolhido para Rogério Lins comemorar seus 100 primeiros dias de governo à frente da prefeitura de Osasco, na grande festa que marcou a entrega da revitalização do local e o lançamento do projeto Agita Osasco. O evento aconteceu no último domingo, dia 9/4, e foi prestigiado por cerca de 10 mil pessoas.

Após anos de abandono, que acabaram afastando inclusive as famílias frequentadoras, o Poli do Ayrosa, como é conhecido, está totalmente transformado. Em duas semanas de muito trabalho, envolvendo mão de obra  de cerca de 200 homens da secretaria de Obras e recursos próprios do município, a Prefeitura de Osasco, por meio do projeto Renova Osasco, fez uma verdadeira transformação no espaço que agora conta com quadras cercadas por alambrados, novas tabelas de basquete,  pista de caminhada, academia ao ar livre e playground.

Essa é somente uma das ações que entraram no balanço de governo apresentado em vídeo com as principais realizações desse período inicial da nova gestão. Dentre as muitas ações que já mudaram a cara e os serviços de Osasco, estão a entrega de 10 novas ambulâncias para a rede municipal de saúde, abertura de 20 leitos de UTI na Maternidade Amador Aguiar, contratação de médicos e professores e reforço da segurança, com a criação do programa Amanhecer Seguro, que realiza rondas, durante a madrugada, para coibir assaltos a pessoas que estão nos pontos de ônibus. “O nosso governo veio para grandes desafios e, com ações como essas, vamos renovar Osasco” afirmou.

Lins também destacou os próximos passos da administração. Dentre eles, está a realização, a cada dois meses, de uma edição do Renova Osasco em parques da cidade. “A intenção é fazer como aqui. Revitalizar a área e trazer os serviços. Assim, após a festa, fica o legado para o bairro. Queremos recuperar espaços para que a família osasquense possa praticar atividades físicas, ter um local de encontro e que ofereça mais qualidade de vida. Quando a família ocupa esses lugares, os sujeitos com más intenções não entram”, destacou.

O prefeito também anunciou a criação do projeto Agita Osasco,  uma ação intersecretarial que vai levar atividades físicas e de lazer a 500 pontos da cidade, visando promover a qualidade de vida. “Todos os bairros  de Osasco serão contemplados”, completou.

Outras medidas anunciadas por ele são a construção de 12 novas creches e a reabertura do Portal do Trabalhador da Zona Sul. Para uma ação futura, mas que acontecerá em breve, o próprio complexo onde a festa foi realizada vai passar por uma grande reforma, com investimentos de R$ 2,5 milhões conquistados por meio da emenda parlamentar do deputado federal Vinícius Carvalho e contrapartida da prefeitura.

No campo será instalada grama sintética e novo alambrado. O projeto inclui ainda construção de cinco vestiários sendo quatro para atletas e um para arbitragem, banheiro acessível,  salas de administração e de apoio ao futebol infantil,  cantina, reforma da arquibancada e obras de drenagem.  Já no ginásio a cobertura passará por revisão, instalação de escada retrátil, reforma dos vestiários, pintura do piso da quadra e drenagem no entorno.

Ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aline Lins, da vice-prefeita Ana Maria Rossi e da deputada federal Renata Abreu e de secretários municipais, o prefeito também comandou atividades esportivas e sorteio de brindes.

O novo complexo Ayrosa e a festa

A obra de revitalização do Ayrosa foi realizada com 100% de recurso municipal. O espaço foi totalmente repaginado. Ganhou pintura das arquibancadas e paredes, troca de alambrados, iluminação, nivelamento dos campos de terra e de areia, reparos no telhado do ginásio e nos banheiros dos vestiários, implantação de massa asfáltica nas pistas de caminhada, colocação de alambrado e redes nas quadras, reforma da casa de energia elétrica, implantação de nova academia ao ar livre e playground, além de serviços de roçagem e limpeza geral em todo o complexo. Para se ter uma ideia da limpeza foram recolhidos quase 40 caminhões com resíduos de poda e roçagem.

O evento durou o dia todo e contou com praça de alimentação, e a tradicional Queima do Alho. A diversão foi garantida à criançada com os brinquedos como pula-pula, cama elástica, além de pintura de rosto, contação de histórias,  distribuição de pipoca e algodão doce.  Uma carreta com os serviços do Portal do Trabalhador, reaberto em março deste ano, também esteve no local. Quem desejou cuidar da saúde pode aferir a pressão arterial e realizar teste de diabetes e glicemia. “Amei tudo aqui. O Ayrosa agora é uma extensão da minha casa”, revelou a moradora Maria do Carmo, após aferir a pressão no estande da Saúde.

Os mais agitados curtiram o aulão aberto de aerodance, aulas de zumba, além dos shows musicais com artistas da região. Teve ainda vacinação de cães e gatos, distribuição de mudas de plantas, rodas de capoeira, gincana de chinelão, campeonato society de crianças de 9 a 12 anos, campeonato de futebol  de campo e de salão e apresentações de ginástica artística, rítmica, Kung Fu e Judô.

Participaram do evento os secretários municipais Ana Paula Rossi (Educação), Elza Oliveira (Chefe de Gabinete), Emília Cordeiro (Comunicação Social), Dulce Helena Cazzuni (Planejamento e Gestão e Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), Gelso de Lima (Governo) Suzete Franco (Assistência Social), Délbio Teruel (Esporte, Recreação e Lazer), Cláudio Monteiro (Serviços e Obras), José Carlos Vido (Saúde), Marcos Antônio Vilella (Habitação e Desenvolvimento Urbano), Valdeci Magdanelo (Segurança e Controle Urbano), Carlos Piteri (Transportes e da Mobilidade Urbana), Sérgio Di Nizzo (Administração), Élio Salvini (Meio Ambiente), Alexandre Bussab (Indústria, Comércio e Abastecimento), Pedro Sotero (Finanças), o presidente do Instituto de Previdência do Município de Osasco, Francisco Cordeiro da Luz Filho, os vereadores Alex da Academia, Batista Comunidade, Daniel Matias, Mário Luiz Guide, Lúcia da Saúde, Pelé da Cândida, Renato Bonin, Ribamar, Ricardo Silva, Rogério Santos, Tinha Di Ferreira, os pastores Jairo Lucas Sacramento, da Assembleia de Deus Missão Internacional, padre Marcos Funchal, da Paróquia São José e Dom Bruno Giuliani, da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, que proferiram bênçãos ao local e pastor Fábio, da Assembleia de Deus Belém, entre outros.