Osasco entrega CTI para pacientes com coronavírus

A Prefeitura de Osasco entregou na sexta-feira, 27/3, no Pronto-Socorro do Jardim Santo Antônio, o primeiro Centro de Terapia Intensiva (CTI) específico para atender pacientes acometidos pelo coronavírus. O espaço, que conta com respiradores, tomógrafo, monitores cardíacos e demais aparelhos essenciais em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foi totalmente reformado.

O CTI funcionará de portas fechadas ao público e será referência no tratamento de pacientes com quadros moderados a graves trazidos de outras unidades de saúde da cidade.

“É mais um espaço para atender pacientes com casos potencialmente suspeitos ou já confirmados da doença. Ajudará a salvar muitas vidas”, disse o prefeito Rogério Lins.

O local contará com equipe especializada em atendimento em UTI. O objetivo é agilizar os exames e verificar se o paciente apresenta lesão nos pulmões, uma decorrência da infecção por coronavírus.

A segunda unidade para atendimento específico de casos da Covid-19 vai funcionar no Pronto-Socorro Osmar Mesquita, no Jardim Helena Maria (zona Norte), e também conta com leitos de UTI.

Os dois CTIs receberão pacientes com sintomas da doença encaminhados após avaliação médica em outras unidades, como Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou outros Prontos-Socorros.

Os dois Centros contam também com ambulância UTI 24 horas para deslocamento exclusivo de pacientes com sintomas graves do coronavírus. “Após passar essa crise  (da Covid-19), esses dois locais (PSs Santo Antônio e Osmar Mesquita) voltam a atender o público normalmente”, completou  Lins.

UNIDADES DE REFERÊNCIA PARA

ATENDIMENTO DE CASOS RESPIRATÓRIOS:

. UPA Centro (Rua Aymoré de Mello Dias, 51 – Centro)

. UPA Menck (Av. Alberto J. Byington, 822 – Vila Menck)

. UPA Conceição (Rua Pernambucana, 385 – Conceição)

. UBS Vila dos Remédios (Rua Santo Ubaldo, 100 – Remédios)

. UBS Quitaúna (R. Mal. Edgar de Oliveira, 800 – Quitaúna)

. UBS Aliança (Avenida Bandeirantes, 550 – Aliança)

. UBS Portal D’Oeste (Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 100 – Portal D’Oeste)

. UBS Vila da Justiça (Avenida Clóvis Assaf, 460 – Conceição)

. UBS Novo Osasco (Rua Teófilo Munhoz Vaqueiro, 60 – Jardim Novo Osasco)

. Centro de Convivência Edmundo Campanhã Burjato – crianças e adolescentes até 19 anos (Rua Tomás Antônio Gonzaga, 250 – Cipava)

. Centro de Atendimento ao Idoso – idosos com idade superior a 60 anos (Rua R. Atília Delbon Biscuola, 927 – Presidente Altino)

Secretaria de Comunicação Social