Osasco ganha primeira farmácia de manipulação para pets

Existem mais de 132,4 milhões de animais de estimação no Brasil, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). Esses números refletem o crescimento do mercado de produtos aos pets, já que somos o segundo país do mundo em população de cães, gatos e aves.

Esse crescimento acompanha as necessidades dos pets, que exigem cada vez mais alimentos, produtos de higiene, beleza e medicamentos. Foi atenta a essas necessidades que a farmacêutica Camila de Lima Landin Costa decidiu trazer a Osasco uma farmácia de manipulação especializada em produtos para pets.

A Fórmula Animal é a única farmácia do gênero específica para animais em Osasco, e está funcionando desde o dia 15 e outubro. Todos os produtos comercializados pela empresa são de fabricação própria e não possuem corantes ou conservantes químicos ou fortes.

Além de produzir medicamentos manipulados para animais, a empresa oferece shampoos especiais de limpeza intensiva, hipoalergênico e hidratante vitamínico, condicionadores, máscaras para pelos danificados, hidratante com filtro solar, sprays de banho a seco, talcos, perfumes, protetores solares, além de toda linha de antipulgas e carrapatos, repelentes e de higiene bucal.

Além disso, as formulações são desenvolvidas com o objetivo de diminuir o potencial alergênico dos bichinhos.

VANTAGENS DA MANIPULAÇÃO

Assim como no caso dos remédios humanos, as vantagens de usar remédios manipulados para animais são muitas. A mais vantajosa é que a economia de custos pode chegar a 30%, já que os produtos manipulados são mais baratos.

Outra vantagem é que os medicamentos podem ser produzidos na dose certa necessário para administração ao pet. “A indústria farmacêutica produz medicamentos com doses gerais, fazendo com que o proprietário tenha que, muitas vezes, partir os comprimidos, provocando perda do ativo e comprometendo o tratamento. Com a manipulação, conseguimos produzir na dose certa, de acordo com o peso do animal”, justifica a farmacêutica.

A facilidade de administração dos produtos é outra vantagem apontada. Isso porque existem diversas opções para facilitar o tratamento, como biscoitos medicamentosos, gel transdérmico, suspensão, xarope e pasta oral. “Esses medicamentos podem ser produzidos com os sabores preferidos de cada espécie, sempre visando a melhor administração e adesão do medicamento pelo pet, para que o tratamento tenha resultados mais eficazes”, explica Camila.

No caso dos medicamentos para aves, a empresa trabalha com petiscos, sachês e gotas com sabor para misturar à água que o pet consome, nos sabores banana, baunilha, maçã ou morango, que são os preferidos das aves.

Camila explica também ser possível associar diversos ativos em uma mesma forma farmacêutica, para que o pet não precise fazer a ingestão de vários remédios. “Tudo isso, agregado aos sabores disponíveis, como bacon, carne, frango, presunto, salmão, banana, baunilha, morango, maçã e outro”, completa Camila.

PRODUTOS INOVADORES

Inovação é a palavra que Camila usa para definir a linha de trabalho da Fórmula Animal. Segundo a farmacêutica, a empresa sempre busca inovar e trazer soluções para atender à crescente demanda do mercado pet, tanto para veterinários como para os animais. “Podemos citar o App desenvolvido pela empresa, somente utilizado por indústrias, que busca facilitar a vida dos veterinários, dando total autonomia para o profissional na hora de prescrever e emitir a própria receita sem necessariamente ter qualquer ligação com a empresa”, revela.

De acordo com Camila, o App funciona como uma espécie de curadoria, porque auxilia na indicação da quantidade e indicação de quanto deve ser a dosagem para cada animal e ativo na hora de prescrever uma fórmula farmacêutica.

Além disso, o canal conta com materiais técnicos, que são estudos elaborados pela franquia sobre mais de 250 ativos, produtos, fórmulas de maneira resumida e alguns guias, que são livros online para pesquisa.

No quesito medicamentos, a rede desenvolveu o hamburguito, novidade exclusiva para o tratamento de cães que têm dificuldade de aceitar medicamentos. “O produto é uma forma farmacêutica palatável com o sabor de carne similar ao hambúrguer. Ele tem como finalidade mascarar o odor e sabor amargo dos medicamentos garantindo a adesão ao tratamento”, explica.

Em testes realizados com Silimarina e outros ativos com gosto mais amargo, a aceitação do hamburguito foi de 100%, uma vez que a composição é diferente do biscoito medicamentoso, produto que nem todos aceitam.

A mais recente novidade da franquia é a linha de os produtos oftálmicos para cães e gatos, sob a forma de pomadas e colírios. “Era uma demanda grande dos veterinários, pela dificuldade de encontrar esses produtos exclusivos veterinários. Muitas vezes os tutores acabavam recorrendo a farmácias estéreis humanas para conseguir o medicamento, porém sempre encontrando limitação pela falta de especialização veterinária”, justifica.

O medicamento combate problemas oculares como a Ceratoconjuntivite Seca, também conhecida como olho seco.  Os medicamentos mais usados são a base de Ciclosporina e Tacrolimus.

SERVIÇO:

Rua São Luiz , 111

Centro | Osasco | SP

(11) 4384-7141

(11) 98879-8043

vendasosasco@formulanimal.com.br

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta-Feira: 9h – 18h

Sábados: 9h – 13h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *