Notícias

Osasco inicia Semana do Meio Ambiente com palestras e visitação ao Borboletário.

Publicado em Notícias

No sábado, 2/6, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, iniciou a 8ª edição do Ciclo de Palestras sobre Borboletas e a Semana do Meio Ambiente, que segue até domingo, 10/6, com uma extensa programação.

No primeiro dia da Semana do Meio Ambiente, mais de 100 pessoas lotaram o teatro do SESI (Serviço Social da Indústria), localizado no Jardim Piratininga. A primeira palestra, ministrada pelo paleontólogo e professor da Universidade de São Paulo, Luiz Eduardo Anelli, tinha como tema a “Paleobiologia dos Dinoussauros Brasileiros”. O professor falou das espécies, bem como a forma de reprodução dos dinoussauros, que podem ter vivido no Brasil há milhões anos.

Outras três palestras foram realizadas durante o dia, com os seguintes temas: a “Interação Insetos – Plantas: Estratégias e Defesas”, a “Evolução do Hormônio Juvenil em Insetos” e a “Entomologia como Ferramenta de Integração Universidade e Ensino Fundamental”.

Pessoas de outras cidades da região se deslocaram a Osasco para assistir as palestras, entre elas o estudante de Biologia, Jonata Augusto de Oliveira, de 19 anos, que mora na Capital. Segundo o universitário, os temas abordados durante a Semana do Meio Ambiente irão ajudá-lo a realizar as provas do final do semestre na universidade: “Os temas são bem interessantes e eu vim para tirar dúvidas, já que terei algumas provas sobre alguns temas abordados aqui”.

“Nós estamos muito felizes em poder realizar essa semana que será tão importante para nossa cidade. Gostaria muito de agradecer as secretarias pelo apoio que nos deram. Investir no meio ambiente é também investir no futuro”, disse o secretário do Meio Ambiente, Marcelo da Silva.

No início da tarde, os interessados tiveram a oportunidade de visitar o Borboletário Municipal, que é um pequeno zoológico de borboletas, localizado na Rua David Silva, 111 – no Jardim Piratininga.

Confira abaixo a programação completa:

– “Meio Ambiente no Calçadão”
Doação de mudas de árvores, flores e feira de adoção de cães e gatos
Dia: 5/6, das 10h às 16h
Local: Em frente ao Osasco Plaza Shopping (Calçadão da Rua Antonio Agú, Centro)
– Espetáculo “Choque-Rosa” – Circo Só Ladies
Dia: 5/6, às 10h e às 14h
Local: Parque Ecológico do Jardim Bonança (Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 615 – Portal D’Oeste)
– DIA D – Plantar (Programa Arboriza Osasco)
Dia: 6/6, às 9h e às 14h
Local: E.E. São Paulo da Cruz (Rua São Paulo da Cruz, 136 – Sto. Antônio), às 9h e EMEF Manuel Lumbrales de Sá Carneiro (Rua Nelson de Souza, 96 – Jardim Bonança), às 14h
 – Lançamento do projeto Cães Educados
Cães educados e donos felizes!
Dia: 6/6, das 18h às 20h
Local: Pet Parque (Avenida Franz Voegeli, 930 – Jardim Wilson)
 – Lançamento do Banco de Ideias – #AcabeComaPoluiçãoPlástica
Ação contínua com escolas, faculdades e ONGs
Dia: 7/6, às 18h
Local: Sala Osasco – Paço Municipal (Av. Bussocaba, 300 – Campesina)
 – Encerramento da Gincana Biodiesel nas Escolas Estaduais
Dia: 8/6, às 9h
Local: Parque Chico Mendes (Rua Lázaro Suave, 15 – City Bussocaba)
Créditos: Portal Municipal Osasco.
Data: 06-06-218