Osasco promoveu a 1ª Marcha Azul Marinho das Guardas Municipais

Texto Renato Ferreira / Comunicação Osasco
Fotos: Ismael Francisco

Na sexta-feira, 2, foi realizada em Osasco a 1ª Marcha Azul Marinho, promovida pela Guarda Municipal de Osasco. O evento teve início com uma concentração no Largo de Osasco e contou com a presença do prefeito de Osasco, Rogério Lins, e do deputado federal, Major Olímpio, dentre outras autoridades da região e de outras cidades do Brasil. Conforme explicou o inspetor Rildo, responsável pela organização do evento, a marcha foi idealizada com o objetivo de interagir com a sociedade, mostrar o papel das GCMs à população e também para manifestar contra o alto índice de criminalidade que impera no país.

Em seguida, os guardas municipais seguiram em marcha pelo Centro da cidade até o Teatro Municipal Glória Gíglio, onde o evento foi encerrado com um seminário sobre as Guardas Municipais. A corporação de Osasco é comandada pelo inspetor Raimundo.

Para o deputado federal Major Olímpio, as Guardas Municipais desempenham papel fundamental na segurança do cidadão. “Hoje, as Guardas Municipais registram o segundo maior número de mortes de homens no exercício de suas funções em defesa do cidadão, perdendo somente para a Polícia Militar. Por isso, é que estamos discutindo e defendendo no Congresso Nacional a proposta que coloca a atividade dos guardas como de alto risco”, disse o deputado.

Já para o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, todas autoridades brasileiras têm que lutar pela autonomia das Guardas Municipais diante do seu papel imprenscindível na segurança pública. “Não há policiamento comunitário sem Guarda Municipal”, enfatizou.

No Teatro Municipal, o prefeito falou sobre a importância dos Guardas Municipais no combate à criminalidade. “A segurança pública é de responsabilidade do governo do Estado, mas os municípios também fazem a sua parte nessa área sensível para a sociedade. A Guarda Municipal é uma instituição que merece toda a atenção da nossa parte e, aqui em Osasco, vamos dobrar o efetivo da corporação. Temos investido também em melhorias de trabalho para os guardas e a GCM será reconhecida em nosso governo”, afirmou Rogério Lins.

O evento foi prestigiado também pelos prefeitos João Mello, de Ibiúna, e Josué Ramos, de Vargem Grande Paulista. Antes de iniciar a marcha, o Hino Nacional foi executado pela Banda Sinfônica da GCM de Osasco.

Participaram da marcha membros da Defesa Civil e dos Anjos da Guarda de Osasco. Estiveram presentes ainda Paulo Siniauskas, presidente do Conseg zona Norte; inspetor Naval (Guarda Civil Metropolitana); inspetor Rui (GCM de Barueri); inspetor Alex (comandante da GCM de Vargem Grande Paulista); inspetor Almir (GCM de São Paulo); inspetor Vitor (sub-comandante da CGM de Embu das Artes); inspetor Souza (sub-comandante das GCM de Porto Feliz); comandante Araújo (GCM de Itapevi); comandante Hélio (GCM de Carapicuíba); Comandante Ednardo Leite (GCM de Embu-Guaçu); comandante Godinho (GCM de Ibiúna); comandante José Onofre (GCM de Itapecerica da Serra); Orisvaldo Silva (Classe Especial da GCM de Campinas); Comandante Paulo Simon (GCM de Araçariguama); comandante Wellington (GCM de Pirapora do Bom Jesus); Gilson Menezes (ex-comandante da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo); dra. Libânia, presidente da OAB Osasco, e Major Keida, do 14º Batalhão da Polícia Militar.