Prefeito anuncia reforma de escolas durante posse do Conselho de Gestão Compartilhada

Professores, gestores, funcionários e alunos que participaram na terça-feira, 30/4, da posse do Conselho de Gestão Compartilhada da Educação (CGC), no Teatro Municipal Glória Giglio, receberam uma boa notícia do prefeito de Osasco, Rogério Lins. A prefeitura vai iniciar nas próximas semanas a reforma de 22 escolas municipais. Além do chefe do Executivo, também acompanharam a cerimônia a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aline Lins, o secretário de Educação, José Toste Borges, a adjunta, Izilda Orlando, o secretário de Administração, Délbio Teruel, e Eunice Limão, supervisora de ensino.

O conselho, composto por pais de alunos, professores, funcionários e alunos do 5º ano, tem entre suas atribuições fazer a gestão compartilhada das questões pertinentes ao funcionamento da escola, como a construção do projeto pedagógico e ações que serão realizadas ao longo do ano, como torneios e festas.

O número de conselheiros varia de 20 a 40, de acordo com o tamanho da escola. O mandato é de dois anos. As eleições aconteceram nos dias 8 e 9 de abril nas 143 escolas municipais. O CGC foi criado em 2007.

A existência do conselho é uma forma de trazer a comunidade para dentro da escola, fazer com que se torne mais participativa e participe das decisões. Quando ela abraça a escola, a escola é outra, se torna mais dinâmica, fica mais protegida”, disse Toste.

Rogério Lins parabenizou o envolvimento de alunos e profissionais da Educação com o funcionamento do conselho e aproveitou a ocasião para informar os presentes sobre o mutirão “Amor por Osasco”, que durante uma semana promoveu a limpeza de ruas, poda de árvores, remoção de entulho, capinação, recuperação de bocas de lobo, sinalização viária e tapa-buraco, entre outras intervenções, no Jardim Veloso e no Jardim das Bandeiras. A partir do dia 2 as ações serão realizadas no Jardim Elvira e no Helena Maria.

O poder público tem de estar mais perto da população porque quanto mais ouve, menos erra e emprega melhor o dinheiro do contribuinte. O mutirão está permitindo essa oportunidade maravilhosa, porque estamos conversando com as pessoas e trocando informações”, avaliou o prefeito, que também pontuou investimentos da administração em outras áreas, como a de Segurança, com o aumento de 77% do orçamento no setor, a contratação de 200 novos guardas municipais (dobrou o efetivo), e instalação de mais de 300 câmeras de segurança, conectadas ao Detecta e ao Vigia Osasco, que monitoradas no COI (Centro de Operações Integradas) ajudarão a identificar veículos roubados. “Estamos avaliando também a possibilidade de instalação de câmeras nas escolas, também interligadas ao COI. Essa é uma das reivindicações que ouvimos de alguns pais nesta primeira semana do mutirão”, completou Lins.

Secretaria de Comunicação Social 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *