Prefeitura de Osasco fecha convênio com novo laboratório de análises clínicas

Fonte: Comunicação Prefeitura de Osasco

 

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, assinou convênio com o laboratório de análises clínicas Lambert, que analisará os exames oriundos das UPAs, UBSs e da Maternidade Amador Aguiar. O prefeito de Osasco, Rogério Lins, acompanhou na quinta-feira, 29/6, o segundo dia de atendimento do laboratório, que está instalado na Maternidade.

O laboratório é capacitado para atender mais de 3 mil tipos diferentes de exames, e processará a análise dos resultados dos exames de urgência e emergência em até 2 horas, como o de enzimas, muito utilizado na rede. “Nos dois primeiros dias de atuação, os serviços foram realizados num prazo de 5 horas, devido a transição e à demanda acumulada”, explicou o diretor do laboratório, Alexandre Manoel. Ele considera o prazo como satisfatório, uma vez que o laboratório anterior mantinha um prazo de 12 horas, mas ressalta que todos os exames realizados serão entregues de acordo com o prazo exigido pelo Ministério da Saúde.

“Osasco avança em mais essa conquista. Com a mudança de laboratório, nós já dobramos a capacidade de exames de nossa cidade e o prazo de devolutiva foi reduzido pela metade. Além disso, melhoramos a qualidade do serviço e conseguimos fazer com que o laboratório cobrasse o preço da tabela SUS, ou seja, temos: qualidade, eficiência e bom preço para oferecer uma saúde de qualidade para a nossa população”, comentou o prefeito Rogério Lins.

A maior demanda por exames em Osasco é o hemograma, comumente solicitado pelos médicos nas primeiras consultas para identificar problemas inflamatórios ou infecciosos. O secretário de Saúde, José Carlos Vido, explicou que apenas na Maternidade Amador Aguiar são realizados cerca de 2 mil exames por dia. “Em toda a rede, esse número chega à casa dos 9 mil exames/dia”, disse.

“O laboratório oferece qualidade em seus produtos e rapidez no processamento das análises, principalmente na fase pré-analítica, que é a coleta de materiais. Utilizamos equipamentos dentro dos padrões éticos e técnicos, aliados à alta tecnologia, buscando sempre a satisfação dos clientes e apoio ao diagnóstico médico, garantindo qualidade, segurança e precisão dos resultados dos exames”, explicou Maria Carolina S. Domingues, responsável pela área de Qualidade da Lambert.

 

Acompanharam também a visita ao novo laboratório, o secretário de Saúde, José Carlos Vido, o superintendente da Maternidade Amador Aguiar, doutor Egídio Malagoli, e o diretor clínico, Marco A.G. Gonçalves.