Prefeitura de Osasco implanta nova sinalização semafórica e viária

Fonte: Comunicação Prefeitura de Osasco

 

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Transporte e da Mobilidade Urbana (Setran), implantou na sexta-feira, 14/7, Semáforos Inteligentes e Sinalização Viária em três pontos da cidade. O serviço faz parte das ações de melhorias da Prefeitura no setor da mobilidade urbana com intuito de garantir mais segurança a motoristas e pedestres. O prefeito Rogério Lins participou da inauguração dos equipamentos.

Segundo Lins, os locais definidos estrategicamente pelo Setran possuem grande circulação de veículos e de pedestres. “Estamos investindo em ações de melhorias em mobilidade urbana, para organizar e melhorar o fluxo do trânsito da nossa cidade. Esse investimento vai trazer mais segurança, organização e orientação a motoristas e pedestres, garantindo muito mais segurança à nossa população”, disse.

De acordo com o secretário de Transporte, Carlos Pitteri, o sistema de sinalização semafórica implantado possui uma consonância com a sinalização viária. O controle e gerenciamento do trânsito da cidade é feito pela Central de Controle de Tráfego em tempo real.

O sistema inteligente tem mecanismos de controle em tempo real por meio do sistema de botoeira. O semáforo funciona initerruptamente até que o pedestre acione o botão. Aguarda-se até 60 segundos para que o sistema informe a cor Verde, liberando a passagem para o pedestre fazer a travessia seguramente.

“Esses equipamentos estão sendo implantados durante o período de férias justamente para que o usuário dos diversos modais das vias públicas esteja culturalmente acostumado com o semáfaro e entenda o sistema. Temos projetos – em estudo – de tornar inteligente os semáforos das principais vias da nossa cidade que precisam estar sincronizados de acordo com o tráfego, e essa sinalização só é feita utilizando-se um sistema inteligente”, complementou o secretário de Transportes.

O primeiro ponto acionado foi na zona Sul, na avenida Santo Antônio, na altura do nº 1.884, em frente a escola particular Ateneu. A mantenedora da instituição, Rosana Navarro Cunha, agradeceu ao prefeito Lins pela iniciativa. “Vamos desenvolver um trabalho de orientação no trânsito com nossos educandos assim que retornarem as aulas”, informou Rosana.

A Rua Paula Rodrigues – uma das principais artérias viárias do Jardim Piratininga, que liga a avenida Getúlio Vargas à Avenida Brasil – também recebeu investimentos. Foram colocados semáforos nos quatro pontos do cruzamento da via com a Rua dos Hebreus. O semáfaro com sistema de botoeira e a faixa de pedestre foram implantados pela Prefeitura na saída do Parque Ecológico Ana Luiza Moura Freitas. Já no cruzamento foram colocados a sinalização amarela no asfalto, modelo Yellow Box, e o semáfaro com sistema de fases, facilitando o fluxo da via transversal.

“Excelente. Há anos aguardávamos por uma sinalização neste entorno. Só neste ponto ocorrem batidas e atropelamentos com grande frequência, principalmente com bicicletas e motos. Tenho certeza que agora as coisas irão melhorar”, destacou Lourdes Proença, gestora executiva do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP).

Os moradores do Jardim Elvira também poderão transitar com mais segurança na movimentada Rua Thêda Figueiredo Rega. A faixa de pedestres foi refeita e a Prefeitura instalou o semáfaro inteligente com sistema de botoeira na entrada do CEU Zilda Arns.

Dona Maria Solange, comerciante e moradora do bairro há 20 anos, também ficou satisfeita. Ela tem um salão de cabeleireiros e disse que diariamente acompanhava a dificuldade de travessia das pessoas naquele trecho. “Os carros não respeitam. Como a via é de mão dupla fica difícil para atravessar aqui. Já fiquei cinco minutos tentando. As vezes é preciso um bando de pessoas invadir a pista para os carros e ônibus pararem. Agora será necessário se adaptar ao sistema e mudar a cultura, respeitando a sinalização”, comentou.