Prefeitura de Osasco promove Feira de Ciências

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação (SED), e  parceria do Instituto Ciência Hoje (ICH),  realizará nesta terça-feira, 27/11, a “Feira de Ciências – Desafios e Experiências” da Rede Municipal de Ensino.

A mostra contará com a exposição de diversos projetos desenvolvidos nas escolas de Ensino Fundamental (EMEF), além do “Show de Física”, uma série de demonstrações abordando diversos assuntos interessantes sobre a física. Supervisionados por um professor coordenador, monitores treinados fazem uma apresentação lúdica, divertida, dinâmica, envolvente e interativa, permitindo que os alunos contextualizem, ampliem e estimulem o seu perfil científico.

Durante o evento será realizado o “Prêmio Melhores Práticas”, uma ação com caráter pedagógico e que visa identificar, valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade, planejadas e executadas pelos docentes participantes do projeto “Ciência Hoje Digital”, sendo uma ação que valoriza o trabalho docente e dissemina as práticas educativas desenvolvidas nas unidades educacionais. Os professores tiveram até o último dia 12 de novembro para inscreverem seus projetos, de forma opcional. Serão premiados 5 projetos selecionados dentre os inscritos, que receberão como prêmio um vale cultural no valor de R$ 1.000,00 (mil reais).

Os alunos e docentes das EMEF receberam, em 2018, acesso a um ambiente digital com centenas de conteúdos temáticos da revista Ciência Hoje das Crianças – única publicação de divulgação científica para crianças escrita por pesquisadores – organizados em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como forma de possibilitar o planejamento de atividades na sala de aula em diferentes disciplinas.

O secretário de Educação, José Toste Borges, explicou que o ambiente digital também ofereceu aos professores o curso “A BNCC e o Pensar Científico na Escola”, na modalidade à distância. “É um curso concebido nos princípios, fundamentos e aprendizagens essenciais da Base e que apresenta um caráter prático com propostas de atividades, projetos ou sequências didáticas, sugerindo ou ilustrando como os docentes podem trabalhar determinadas competências ou habilidades. Com o curso, mais de 2.000 educadores tiveram a oportunidade de enriquecer sua formação e criar novos caminhos para desenvolver projetos com seus estudantes, em consonância com a Base Nacional”, concluiu o secretário.

Serviço

Feira de Ciências – Desafios e Experiências

Data: 27 a 30/11

Abertura oficial: 27/11 às 8h.
Local: Centro Municipal de Formação Continuada dos Profissionais da Educação – Professora Águeda Thereza Binotti Pires. (Av. Mal. Rondon, 263 – Centro, Osasco – SP) 

 

Imprensa PMO

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *