Prefeitura denomina Rua Dom Ercílio Turco

Na terça-feira, 4/2, a Prefeitura de Osasco realizou a denominação da Rua Dom Ercílio Turco, antiga Rua da Saudade, na Vila Osasco. A via, lateral a Catedral Santo Antônio, homenageia o bispo emérito da diocese, falecido no dia 30 de outubro de 2019, aos 81 anos, em decorrência de um câncer.

Em evento no salão de reuniões na Catedral Santo Antônio, o prefeito Rogério Lins destacou o trabalho de Dom Ercílio na diocese. “Estamos prestando uma justa homenagem a uma pessoa que espalhou o amor não só em Osasco, mas em toda nossa região. Somos muito gratos por tudo o que ele fez e as vidas que abençoou”, disse.

O bispo diocesano, Dom Frei João Bosco, emocionado, agradeceu a homenagem. “Pra nós é uma alegria ter o nome de Dom Ercílio Turco permanentemente ao lado da Catedral. Ele foi um grande homem, íntegro e muito ciente das suas responsabilidades”, explicou

Na data de hoje, 4 de fevereiro, Dom Ercílio Turco completaria 30 anos de ordenação episcopal.

BIOGRAFIA

Dom Ercílio nasceu em Campinas (SP), em 13 de março de 1938. Filho de Francisco Turco e Ignez Canossa Turco, foi ordenado sacerdote em Campinas, no dia 1º de dezembro de 1963. Em novembro de 1989, foi nomeado, por São João Paulo II, o terceiro Bispo de Limeira (SP), sendo ordenado no dia 4 de fevereiro de 1990, por Dom Gilberto Pereira Lopes, Arcebispo Metropolitano de Campinas, tomando posse em 8 de fevereiro de 1990. Escolheu como lema de seu episcopado: Evangelium Dei Evangelizare (Anunciar o Evangelho de Deus), colocando a evangelização como prioridade de seu serviço episcopal.

Em 24 de abril de 2002, São João Paulo II o nomeou como Bispo diocesano de Osasco, função que exerceu até 14 de abril de 2014, quando se tornou Bispo Emérito.

Secretaria de Comunicação Social