Prefeitura inicia obras de construção de mais uma cooperativa de reciclagem

O prefeito de Osasco, Rogério Lins lança, nesta terça-feira (11), às 10h, no Portal D’Oeste, a pedra fundamental da obra de construção do galpão e adequação das instalações da central de triagem da Cooperareis, cooperativa de catadores osasquenses que executa a triagem de materiais recicláveis obtidos através da coleta seletiva do município.

Planejada e executada em conjunto pelas secretarias de Planejamento e Gestão; do Meio Ambiente; Serviços e Obras; e de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, a obra representa um investimento de cerca de R$ 1,2 milhões, financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do contrato nº 13.2.0560.1/2013, em parceria com a prefeitura.

Atualmente, a Cooperareis funciona em área improvisada. Com 20 cooperados cadastrados, a cooperativa recicla e comercializa, em média, 32.000 toneladas de materiais por mês, gerando renda para seus trabalhadores e ajudando na preservação ambiental do município, uma vez que esses resíduos deixam de ir para o Aterro Municipal.

Após a reforma, o espaço terá um novo galpão, de dois pavimentos, totalizando 615 metros quadrados de área construída. O projeto de engenharia da nova Cooperareis também prevê, além das reformulações estruturais, a aquisição de uma esteira de triagem de materiais recicláveis, prensa e empilhadeira, que possibilitarão aos cooperados condições laborais adequadas, com mais ergonômica, segurança e conforto.

Com a modernização de suas dependências, a Cooperareis projeta um aumento expressivo em sua autonomia de triagem, elevando sua capacidade de processamento de materiais recicláveis para 160 toneladas por mês. O novo espaço também permitirá que novos cooperados integrem o grupo, promovendo geração de renda, oportunidades e de trabalho formalizado para mais famílias osasquenses.