Rogério Lins visita empresa fornecedora da merenda escolar

Na quarta-feira 24/5, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, acompanhado da secretária de Educação, Ana Paula Rossi, esteve na NS Alimentos, na Vila Jaguará, em São Paulo, visitando as instalações da empresa. O objetivo da visita, conforme explicou Lins, foi de conhecer, in loco, todo o processo dos alimentos que a Prefeitura de Osasco oferece aos alunos da rede municipal de ensino. Rogério e Ana Paula foram recepcionados pelo proprietário da empresa, Márcio Rocha da Silva, e por sua equipe de gerentes e técnicos.

A NS Alimentos foi fundada há 16 anos e, há 12, instalou sua Central industrial na Rua Manuel Joaquim de Góis, na Vila Jaguará, numa área de 4.700 metros quadrados, com modernas instalações e maquinários. A empresa, que participa de licitações e fornece toneladas de alimentos industrializados para prefeituras e para o governo do Estado de São Paulo, destaca-se pela fabricação de cortes e produtos processados de proteína animal.

Após conversarem com Márcio Rocha e saber um pouco da história da empresa, o prefeito e sua equipe se paramentaram com vestimentas exigidas pela Vigilância Sanitária e foram para o interior da indústria, onde conheceram todo o processamento dos produtos, desde o recebimento da matéria-prima do fornecedor até a embalagem final. São máquinas modernas, muitas importadas da Alemanha, que processam de 3 a 4 mil quilos por hora de alimentos sem nenhum contato manual.

Durante toda a visita, um técnico explanava sobre os serviços. Ele explicou sobre o processo de higienização dos equipamentos, passando pelo recebimento das carnes in natura, seguindo as fases de armazenagem, em câmera de resfriamento para o tempero, corte, moagem e misturadores até as etapas de embalagens primária e secundária. Todos esses processos são realizados sob temperaturas que variam de 20, 30 ou mais graus negativos, dependendo do tipo do produto.

Hoje, a NS Alimentos trabalha com processamento de proteínas de carne bovina, suína, aves e pescado. Ela oferece produtos in natura, temperados, com baixo teor de sódio, assados e cozidos, com ou sem adição de legumes, que podem ser em forma de cubo, isca, bife, moída, desfiada e carne com legumes. Atualmente, a empresa fornece para a Prefeitura de Osasco cerca de 60 toneladas mensais de vários produtos.

“Como gestores públicos, a nossa preocupação não pode se limitar apenas a oferecer os alimentos para as escolas. Temos, principalmente, de conhecer a qualidade desses alimentos  que estamos dando para os nossos alunos. Por isso, marcamos essa visita, junto com a secretária de Educação, Ana Paula Rossi, à NS Alimentos. Estamos muito contentes com o que vimos aqui, com todo esse processamento dos protudos, realizado em máquinas de ponta e com pouquíssimo contato manual. Assim, ficamos sabendo da excelente qualidade dos alimentos que oferecemos para as escolas municipais de Osasco”, disse Rogério Lins.