Sesi Osasco apresenta exposição de fotos com câmera de brinquedo

Sesi, unidade Osasco recebe no dia 15 de março, uma exposição fotográfica Toy Câmera, do artista Iberê Romani. Livre para todos os públicos e com entrada gratuita, a mostra retrata diferentes momentos e lugares, entre os quais uma cabine telefônica, um ponto de ônibus, a piscina de um clube e os trilhos de uma estrada de ferro, destaca o desafio, a expectativa e a surpresa inerentes à arte de fotografar.

Ao contrário do que se espera da fotografia nos dias atuais, em que a tecnologia e as novas mídias muitas vezes plastificam a realidade, Romani utiliza câmeras analógicas simples, com lentes de plástico, que privilegiam a experimentação e a criatividade do fotógrafo.

A inexistência de recursos avançados como iluminação, zoom e controle de foco, somada à impossibilidade de visualizar a foto instantaneamente como nas máquinas digitais, torna as toy cameras desejadas por aqueles que são apaixonados pela fotografia tradicional. O resultado das fotos lembra um pouco os efeitos do aplicativo Instagram, com pequenas distorções e cores supersaturadas.

Na contramão dos novos paradigmas que norteiam os rumos da fotografia, Romani demonstra que belas imagens não precisam de equipamentos digitais sofisticados para alcançar um excelente padrão estético e expressivo.

O FOTÓGRAFO – Há quase duas décadas as obras do artista plástico, ilustrador e fotógrafo Iberê Romani têm conquistado destaque em salões de arte, leilões, exposições (individuais e coletivas) e em museus e galerias do Brasil e exterior. Romani atua em editoras, agências de propaganda e estúdios de design – com ilustração, tratamento e retoques de imagens – e como fotógrafo publicitário, institucional e artístico.

Entre os prêmios que acumula estão os primeiros lugares na categoria escultura do Salão de Artes da Academia Brasileira de Arte (ABRA) e na etapa regional metropolitana do 18º Salão Jovem Artista do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS).

Atualmente, o fotógrafo possui obras de arte e fotografia em exposição permanente em seu próprio ateliê, na Galeria Mali Villas-Bôas e no Atelier Art Studio; ministra aulas no SENAC e atua como membro da comissão de seleção do Mapa Cultural Paulista nas categorias Artes Plásticas, Desenho de Humor e Fotografia, além de dedicar-se à ilustração de livros.

 

Local: SESI Osasco –  Rua Calixto Barbieri, 280 – esquina com Av. Getúlio Vargas – Jd. Piratininga, Osasco/SP

Datas e horários: de 15 de março a 11 de abril, de segunda a sábado, das 09h às 18h

Informações: (11) 3602-6200 ou cacosasco@sesisp.org.br