Vacinação contra a gripe segue até o dia 31/5

Quem ainda não se vacinou contra a Gripe e pertence ao grupo de risco determinado pelo Ministério da Saúde tem até o dia 31/5 para se imunizar em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade. Idosos, crianças, gestantes, portadores de doenças crônicas, profissionais da saúde e da educação são algumas das categorias do grupo de risco.

Segundo o Ministério, a vacina protege contra os tipos mais graves do vírus (H1N1; H3N2 e influenza B) e os subtipos mais comuns no Hemisfério Sul. Além disso, a vacina ajuda a evitar infecções virais e bacterianas decorrentes da gripe, sendo a forma mais eficaz de evitar a doença.

Antônio Teixeira da Silva é um exemplo. Mineiro, de Belo Horizonte, ele completou 100 anos em abril, enquanto curtia as férias na casa da filha Vera Marinho, em Osasco, onde decidiu tomar a vacina para se proteger.

Ele foi até a UBS da Vila Yara, a mais próxima da residência de sua filha. Sua idade e disposição chamaram a atenção e ele acabou como destaque em reportagem da TV Bandeirantes. A matéria pode ser conferida no Youtube no Canal Band Jornalismo no dia 26 de abril ou neste link:

https://www.youtube.com/watch?v=SC14DS5lYeQ&list=PLbdi7VShIWekY1D3TokE07nDenay5K_uo&index=73&t=0s

“Meu pai sempre cuidou da saúde e fez o mesmo com a família. Ele é nosso melhor exemplo. Ele sempre foi muito disciplinado e decidido. Depois que minha mãe faleceu, ele tem ficado um tempo na casa de casa filho, e quando soube da campanha de vacinação, estando aqui na região, ele resolveu tomar a vacina e aqui estamos”, disse Vera.

A vacinação está disponível nas 35 UBSs de Osasco até o final do mês de maio.

Podem tomar a vacina:

. Crianças de 6 meses a 5 anos de idade;

. Gestantes;

. Puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias;

. Idosos;

. Profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade;

. Portadores de doenças crônicas (HIV, por exemplo) que fazem acompanhamento pelo SUS.

Serviço

Vacina contra a gripe

Até quando: 31/5

Horário: das 8h às 17h

Local: em todas as unidades básicas de saúde

Público alvo: grupos de risco determinado pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS)

Gratuita

Secretaria de Comunicação Social 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.