Banco de Alimentos de Osasco arrecada 500 toneladas

O Banco de Alimentos de Osasco, vinculado à Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, arrecadou e distribuiu de janeiro a novembro deste ano cerca de 500 toneladas de alimentos perecíveis (hortifruti) e não perecíveis, por meio de parcerias com empresas da cidade e outros municípios da Grande São Paulo. No total, são realizados 9.200 atendimentos mensais a famílias em condições de vulnerabilidade social.

A parceria mais recente aconteceu no início de dezembro com o iFood e Ação da Cidadania. Foram captadas 10 toneladas de alimentos, que serão distribuídas a famílias em situação de vulnerabilidade social e de insegurança alimentar.

O Banco de Alimentos de Osasco é um equipamento público de segurança alimentar e nutricional de alto impacto social. Uma de suas missões é evitar o desperdício de alimentos, garantir o direito humano à alimentação adequada e combater a fome, destinando doações a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional do município, por meio das 60 entidades sociais cadastradas.

O órgão conta com serviço social e nutricional. O Departamento de Abastecimento e Segurança Alimentar avançou nas legislações relativas ao equipamento, com a publicação do Regimento Interno de funcionamento do Banco de Alimentos (Decreto Municipal 12.483/2020) e portaria de cadastro de entidades socioassistenciais (19/2020).

Também instituiu o Serviço Social e o respectivo Plano de Trabalho e elaborou o Manual de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais no que se refere à parte de nutrição e operação do espaço.

O município também se inscreveu no edital de seleção pública do Ministério da Cidadania (01/2020) e apresentou projeto de modernização para os próximos anos. Ficou em quarto lugar no país e primeiro no Estado, após avaliação criteriosa.

O Banco de Alimentos também realiza o programa de combate ao desperdício de alimentos nas feiras livres, com tendas de arrecadação, o que amplia a captação de alimentos aptos ao consumo a serem distribuídos às famílias.

Em 2020 foi realizada a elaboração de cartilhas contra a Covid-19 para todas as famílias atendidas, visto que mesmo diante da pandemia o equipamento manteve os atendimentos.

Secretaria de Comunicação Social