Carapicuíba ganha novos semáforos e câmeras de videomonitoramento

A Prefeitura de Carapicuíba começou a instalar novos semáforos nos locais de travessia de pedestres com maior movimento no município. Nos próximos dias também serão instaladas mais 15 câmeras da Central de Videomonitoramento, elevando para 40 o número de equipamentos em funcionamento. O objetivo é minimizar o risco de acidentes e oferecer mais segurança, afirma a administração municipal.

Os semáforos novos têm um sistema de cronômetro que faz a contagem regressiva do tempo que os pedestres têm para atravessar a pista. Para os motoristas, a indicação é de quanto tempo falta para o sinal abrir ou fechar para passagem. Dessa forma os cruzamentos e travessias ficam muito mais seguras para todos, evitando avanços de veículos no vermelho.

Por enquanto, são 12 equipamentos funcionando e em breve todos os 60 comprados estarão instalados.

Atualmente, os equipamentos estão no Centro, avenidas Consolação, Deputado Emílio Carlos, Marginal do Ribeirão e na rotatória do Km 21.

O critério da Secretaria de Transporte e Trânsito para escolher os locais de instalação dos semáforos é a grande circulação de pessoas e veículos e pontos que registram maior número de acidentes.

Central de Videomonitoramento 

Já a Central de Videomonitoramento será ampliada com a instalação de mais 15 câmeras do modelo speed dome, passando de 25 para 40 o número de equipamentos.

Cada aparelho monitora os arredores em movimento 360 graus, com agilidade e qualidade de imagem, graças a grande capacidade de zoom.

De acordo com a Prefeitura, guardas civis municipais utilizam a tecnologia para atuar com mais agilidade e eficiência no policiamento preventivo.

Já os agentes de trânsito podem acompanhar em tempo real se aconteceu algum acidente ou se tem um veículo quebrado, agilizando as ações e diminuindo os transtornos para os motoristas.

“Sabemos que a responsabilidade da segurança pública é do estado, mas, como gestão municipal, estamos trabalhando pela nossa população, ampliando as câmeras de segurança, iluminando os pontos de ônibus e utilizando a tecnologia para um trânsito mais seguro”, afirma o prefeito Marcos Neves.

Fonte: Visão Oeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.