Creches da rede municipal usarão fantoches no aprendizado de 8.600 crianças

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Grupo Primavera, realizou a capacitação de coordenadores pedagógicos e docentes de 35 escolas de educação infantil para a utilização de fantoches na contação de histórias. Esses profissionais serão multiplicadores de conteúdos nas creches. Cerca de 8.600 alunos terão acesso as atividades que propiciarão momentos literários com ludicidade, emoção, imaginação e descobertas. 

O secretário de Educação, Cláudio Piteri, salienta que a contação de história com o uso de fantoches é uma atividade lúdica, artística e pedagógica. “O ato de contar história na educação infantil é muito importante, pois estimula a curiosidade, desperta o imaginário, a construção de ideias, bem como auxilia na oralidade e na interação social”. 

Durante o curso, os docentes aprenderam a utilizar corretamente os bonecos de fantoches para que transmitam às crianças os conteúdos previstos para cada idade, de forma lúdica e dinâmica.  

A capacitação foi feita em quatro módulos, que totalizaram 12 horas. Cada unidade de creche receberá o kit completo produzido pelo Grupo Primavera, formado por 16 bonecos que poderão ser utilizados com diferentes métodos de manipulação e contação de histórias. 

O Teatro de Fantoches oferece um resultado preciso e rápido no desenvolvimento da educação e na construção de relações sociais. Todas as temáticas estão ligadas à tecnologia, em especial neste período em que os alunos têm mais contato com celular e computadores.  

“Já que trabalhar com fantoches não é somente manipular o boneco, cantar uma música ou mesmo brincar com eles, as ações envolvem técnicas de narração oral cênica, entendendo o processo de interatividade com o público e a criatividade na construção e adaptação de histórias”, explicou Ruth Maria de Oliveira, gestora executiva do Grupo Primavera. 

O teatro de fantoches é um projeto da Organização da Sociedade Civil (OSC) Grupo Primavera para valorizar a infância e o lúdico no processo de aprendizagem. Esta é a 12ª edição do projeto, já realizado em 17 cidades brasileiras, e conta este ano com o patrocínio das empresas DHL, Buckman e CI&T. 


PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO – www.osasco.sp.gov.br