Dicas do ENEM: Saiba como se preparar para o Enem

Algumas dicas importantes para a realização de provas como o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – são sempre válidas. Pensando em formas de auxiliar os estudantes nesse momento tão importante, o Centro Universitário FMU | FIAM-FAAM, integrante da rede de universidades Laureate, realizará, no dia 9 de janeiro, uma ação de revisão de conteúdo do ensino médio com profissionais renomados na área de educação.

Mas para a realização da prova, além das questões relacionadas ao conteúdo acadêmico aprendido em todos os anos de ensino médio, o candidato precisa estar atento a outras questões. Além da revisão, outros cuidados podem ser importantes para o sucesso da empreitada, como estar descansado, bem nutrido e hidratado.

Estar familiarizado com o edital da prova pode ajudar na hora de realizar a avaliação. Quando se tem conhecimento sobre os pontos importantes a serem considerados, pode-se organizar a estratégia de realização, momento que decidimos começar pela redação ou pelas questões de exatas, de forma que o resultado alcançado seja o melhor possível.

Já as horas de estudos e práticas não servem só para fixar o conteúdo, mas para ajudar o candidato a identificar sensibilidades, e estas sensibilidades podem ser acadêmicas ou geográficas. Às vezes o local destinado ao estudo não é o adequado para determinado assunto e há quem diga que mudar de local com periodicidade pode ajudar o cérebro na assimilação do conteúdo. Estes detalhes só podem ser percebidos se testados.

Outro ponto importante é a necessidade de se desligar. Entrar em um cronograma de estudos exaustivo pode acabar por comprometer o candidato na hora da prova. Fadiga, estresse, dores musculares de qualquer natureza ou mesmo uma cabeça muito cheia de informações podem causar uma série de questões que podem prejudicar o resultado da prova. Sendo assim, inserir atividades recreativas entre os estudos é importantíssimo.

Tentar afastar-se de telas e dispositivos por algum tempo durante o período de estudos, minimizando a quantidade de estímulos é outra dica para ajudar a diminuir o estresse. Dito isto, especialmente às vésperas do exame, o candidato deve apenas respirar fundo e confiar que as informações necessárias para um bom resultado já estão fixadas no cérebro e poderão ser acessadas no momento necessário.

Os estudantes podem aproveitar estas dicas e muito mais no SUPER AULÃO FMU, que também contará com uma programação pensada em ajudar o estudante a revisar a matéria aprendida e relaxar. Para participar basta acessar a site do evento e se inscrever. A ação é totalmente gratuita.

Serviço: SUPER AULÃO FMU

Data: 09/01/2021

Horário: das 8h às 17h30

Inscrições e informações: https://lp.fmu.br/super-aulao/