Linha 9 da CPTM será ampliada e vai passar a ir de Osasco a Varginha

Fonte: Visão Oeste

 

As obras da extensão da Linha 9-Esmeralda de Grajaú a Varginha foram retomadas em campo com os trabalhos de implantação de quatro viadutos. No total, são oito contratos em execução, englobando mais de R$ 186 milhões. O Ministério das Cidades liberou R$ 170 milhões, desde o segundo semestre do ano passado, e o restante (R$ 16 milhões) foram repassados pelo governo do Estado de São Paulo.

Com a ampliação, a linha passará a ir de Osasco ao Jardim Varginha, na zona Sul de São Paulo.

Os serviços que estão em andamento são:  implantação dos sistemas de sinalização e telecomunicações, implantação do suprimento de energia, supervisão de energia e dos sistemas de sinalização e telecomunicações, reforço da rede aérea no trecho entre as estações Jurubatuba e Grajaú e adequação do CCO (Centro de Controle Operacional).

Além da construção dos quatro viadutos que farão a transposição da via férrea do trecho de 4,5 quilômetros em implantação e facilitarão o tráfego de pedestres e de veículos na região (veja abaixo). A previsão de conclusão é segundo semestre de 2019, de acordo com a CPTM.

A extensão da Linha 9-Esmeralda

A Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) transporta atualmente cerca de 620 mil usuários por dia útil. Com a ampliação de 4,5 km entre Grajaú e Varginha, a projeção é que sejam acrescentados à linha 110 mil usuários atendidos pelo futuro trecho.

A construção das duas novas estações (Mendes-Vila Natal e Varginha) beneficiará os moradores do extremo sul de São Paulo: Grajaú, Estrada dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares.

Atualmente, a Linha 9-Esmeralda tem conexão com o Metrô nas estações Santo Amaro (Linha 5-Lilás) e Pinheiros (Linha 4-Amarela) e com a Linha 8-Diamante da própria CPTM, nas estações Osasco e Presidente Altino. Também há integração com ônibus nas estações Grajaú, Jurubatuba, Santo Amaro, Morumbi, Berrini, Pinheiros e Osasco.

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