Portal do Trabalhador deOsasco realiza mais de 84 mil atendimentos

A Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (Setre), da Prefeitura de Osasco, por meio das três unidades do Portal do Trabalhador, contabilizou de janeiro a novembro deste ano, 84.967 atendimentos. A maior procura foi por serviços como Seguro Desemprego (21.198), Cadastro Único (21.302) e Intermediação de Mão de Obra, com a maior concentração, 35.413 registros. As demais procuras ficaram por conta de serviços como estágios no CIEE (1177), Programa Osasco Integra (1692), Carteira de Trabalho (3210) e Qualificação Profissional (975).

Apesar de ser um número bem expressivo, não superou a margem de anos anteriores, 222.539 (2019) e 233.792 (2018) atendimentos, respectivamente, muito por conta do atual momento de pandemia que o mundo está vivendo e de isolamento social.

Ainda assim, a Setre não parou de atender e adotou novas medidas para manter as atividades dos Portais do Trabalhador ao longo do ano. Em março, quando o vírus disseminou no país, as unidades de atendimento dos Portais tiveram que ser fechadas, mas os serviços foram disponibilizados de modo remoto, com agendamentos feitos via Central 156 ou por e-mail direto do órgão.

As vagas de emprego passaram a ser divulgadas nas redes sociais oficiais dos portais e os cursos de qualificação profissional tornaram-se online. No final de junho reabriu para o atendimento presencial, mas para atender apenas os serviços relativos ao Cadastro Único (atualização e novos cadastros).

As equipes se prepararam para todas essas mudanças. Atualmente, o atendimento voltou à normalidade, seguindo algumas restrições para evitar a disseminação da covid-19, com atendimento sendo agendado via Central 156. As vagas de emprego são divulgadas nas redes sociais oficiais dos Portais e os processos seletivos são agendados para evitar grande volume de candidatos nos processos seletivos.

Agora as unidades funcionam com estruturas adaptadas, com baias de atendimento com telas acrílicas de separação entre as pessoas, temperatura corporal aferida na entrada e a distância de 1,5m é obrigatória entre cada guichê. Álcool em gel e máscaras são fornecidos aos colaboradores e após cada atendimento, os guichês são higienizados com álcool 70% pelo funcionário responsável pelo espaço.

O secretário municipal de Emprego, Trabalho e Renda, Marcio Bitencourt, cita o Portal do Trabalhador como ferramenta essencial aos munícipes em diversos serviços. “Os Portais são a porta de entrada para o cidadão ter acesso a diversos serviços, sejam eles de qualificação profissional, emissão de carteira profissional e até a busca pelo emprego. Nossos processos seletivos são diários e aprovam pessoas para várias vagas em empresas de grande e médio porte de Osasco e região. Tivemos que nos adaptar, foi difícil, mas seguimos confiantes, tomando todos os cuidados e oferecendo todo o suporte aos cidadãos que precisaram e precisam de nossos serviços”, ressaltou. 

É importante reforçar que, durante o período de pandemia, os atendimentos nos Portais do Trabalhador são feitos apenas por agendamento via Central 156 ou (11) 3651-7080. Mais informações ligue 156 (24h/dia) ou (11) 3653-1133 (Setre), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Confira os endereços das unidades do Portal do Trabalhador:

. Portal do Trabalhador – Centro – Rua Fiorino Beltramo, 350

. Portal do Trabalhador – Jardim Santo Antônio – Avenida João de Andrade, 1.778

. Portal do Trabalhador – Helena Maria – Avenida Presidente Costa e Silva, 372

Secretaria de Comunicação Social