Prefeitura amplia iluminação de LED em Osasco

Fonte: Imprensa PMO

O programa de modernização da iluminação pública continua em Osasco. Nessa semana, foram substituídas as lâmpadas da avenida Washington Luiz, rua Valter de Paula Soares, avenida Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, General Newton Estilac Leal e General Florêncio, em Quitaúna; rua Ana Zozi Toni, em Presidente Altino; avenida Bussocaba (trecho entre a Dimitri e a Vicente Mellilo), e avenida Aurora Soares Barbosa, em Presidente Altino.

Os locais receberam luminárias LED, que iluminam mais, são mais econômicos e têm durabilidade três vezes maior que as atuais lâmpadas de vapor de sódio. Após a modernização, as novas luminárias LED trarão economia anual na conta de energia elétrica da iluminação pública da prefeitura, além de atender as normas de iluminação brasileira, a ABNT 5101.

As atuais lâmpadas de vapor de sódio apresentam tonalidade laranja, gastam mais energia elétrica e iluminam menos por diversos fatores. Um deles é que, em um curto espaço de tempo, elas perdem quase 60% do seu fluxo luminoso original. Além de serem mais econômicas, as luminárias LED emitirão luz na cor “branco neutro”, semelhante à da Lua. Como seu feixe é direcionado para o chão, ela apresenta menor poluição luminosa, tem menor índice de ofuscamento e duram três vezes mais que as convencionais.

Outro ponto que vale destacar é a taxa de falha bem menor apresentada pelas luminárias LED. Enquanto as luminárias em Vapor de Sódio atuais apresentam taxa de falha em torno de 6%, a taxa de falha das luminárias LED será de até 1%.

PROGRAMA

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, pretende que a iluminação de LED chegue a 80% de toda a cidade, garantindo mais conforto e segurança aos munícipes. Osasco tem cerca de 36 mil pontos de iluminação pública.

“Com a troca dessas luminárias, além de garantirmos mais segurança aos motoristas e pedestres, também economizamos recursos públicos”, avalia o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.