Principais avenidas da zona Norte recebem nova pavimentação

Três das principais vias de circulação de veículos da zona Norte de Osasco, as avenidas Presidente Kennedy (Jardins Rochdale/Piratininga), Presidente Médice (Jardim Mutinga/Baronesa) e Brasil (Rochdale) estão recebendo nova pavimentação do Programa Asfalto Novo.

A ação prevê nesta etapa o recapeamento de 87.869,88 metros de ruas e avenidas na zona Norte e 31.148,09 na zona Sul. No ano passado, o programa recapeou mais de 100 quilômetros de vias da cidade.

As avenidas Presidente Kennedy e Brasil já estão com as atividades praticamente concluídas. Já foram feitos os serviços de fresa. Resta agora a pavimentação de pequenos trechos. A Avenida Getúlio Vargas (Piratininga/IAPI) também será contemplada.

Na Presidente Médice, a fresa está sendo feita à noite para não prejudicar o trânsito. A previsão é de que as obras fiquem prontas nos próximos dias. Na etapa seguinte será refeita a sinalização de solo. Nestas avenidas a última pavimentação aconteceu há cerca de 20 anos.

Outra importante avenida da zona Norte, a Cruzeiro do Sul, no Rochdale, recebeu novo recapeamento mês passado. No mesmo bairro também serão contempladas as ruas Agudos, Anhembi, Americana, Belo Horizonte, Curitiba, Ceará, Flor de Maio, Francisco Rocha Macedo, João Kaufman, Pernambuco e Porto Alegre.

Outros bairros da zona Norte, como Jardim Elvira, Vila Menck, Ayrosa e Helena Maria e também a zona Sul, entre eles, Conceição, Jardim Roberto, Novo Osasco, Belmonte e São Vitor também receberão melhorias na pavimentação.

ILUMINAÇÃO

Além do programa Asfalto Novo, a Prefeitura também dá seguimento na cidade ao Programa Cidade Iluminada, que prevê a substituição de lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED, que proporcionam maior luminosidade e consomem menos energia.  

Está prevista a implantação de mais de 27 mil novas luminárias nos próximos meses, o que elevará para 90% o total de lâmpadas com esta tecnologia na cidade. Do total de novas lâmpadas, 2.500 são decorativas a serem instaladas em praças e parques.

Osasco conta atualmente com 35.300 pontos de iluminação pública. A ação de modernização acontece por meio de recursos da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), visa atender as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e promover mais eficiência energética, como a economia no consumo de energia.

Entre os benefícios da nova iluminação estão a redução de acidentes noturnos, facilidade do fluxo de tráfego e também auxílio à proteção policial, com ênfase na segurança dos indivíduos e propriedades.

Estima-se que haverá uma economia de, no mínimo, 40% no consumo de energia em comparação com as convencionais e redução no custo de manutenção devido à vida útil das luminárias LED. Enquanto as luminárias em vapor de sódio apresentam taxa de falha em torno de 6%, as de LED é de cerca de 1%.

Secretaria de Comunicação Social