Proerd forma alunos da rede municipal

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, e em parceria com o 42º Batalhão de Polícia Militar, realizou a cerimônia de formatura de 1.480 alunos no PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) na quarta-feira, 28/11. O evento contou com as presenças do prefeito Rogério Lins e da vice-prefeita Ana Maria Rossi, dentre outras autoridades.

A cerimônia foi realizada no 2º Batalhão de Polícia do Exército, reunindo pais, familiares e estudantes de 10 escolas municipais de Osasco, instaladas na zona Norte da cidade. A criançada fez a festa com o prefeito, tirando muitas selfies.

Em seu discurso, o prefeito agradeceu pais, professores e Polícia Militar, além de falar sobre a importância da participação dos pais na formação dos filhos. “Primeiro, quero dizer que a instituição mais importante de todas aqui é a família. Segundo, agradecer a Polícia Militar por esse programa tão importante para os nossos jovens. Terceiro, àqueles que, diante das dificuldades, não se intimidam e dão o melhor de si na formação de nossos alunos. Professores, meu muito obrigado. Não canso de dizer e agradecer a nota de 6.1 que nossa rede de ensino obteve no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Tudo graça aos senhores”, disse, dirigindo-se aos professores.

Pais, cuidem das crianças, dando conselhos, mostrando o caminho que devem seguir, para que possamos, juntos, formar cidadãos de bem e dos quais tenhamos orgulho no futuro. Que Deus abençoe a família de vocês”, concluiu o prefeito.

O secretário de Educação, José Toste Borges, enalteceu a parceria com a Polícia Militar. “Gostaria de agradecer pela parceria e pelo programa desenvolvido com nossos alunos. Em 10 anos já foram 30 mil alunos formados no PROERD, programa que ajuda os nossos alunos a se conscientizarem sobre os problemas provocados pelas drogas”.

Maria Alcione Leite Souza, mãe de Regina Leite Silva, 11 anos, disse que a filha chegou em casa contando tudo sobre o programa. “Achei atividade extremamente necessária e enriquecedora”, disse.

Um dos pontos alto da solenidade foi a premiação da melhor redação com o tema: “Como combater as drogas”. Os estudantes vencedores foram premiados com bicicletas e uma medalha com o slogan do PROERD.

Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à VIolência (PROERD) é desenvolvido pela Polícia Militar há várias décadas, sendo o maior programa do Brasil, envolvendo mais de 700 instrutores que trabalham anualmente com mais de 640 mil crianças.

O programa consiste em uma ação conjunta, com duração de dez semanas, entre a Polícia Militar, escolas e familiares, em que os alunos participantes recebem orientações sobre os problemas causados pelo uso de drogas, incluindo os vícios alcoólicos e de tabagismo.

Durante os encontros semanais, todos realizados na própria escola, por militares fardados, os estudantes aprendem a lidar com a autoestima e os anseios típicos da juventude. O resultado do trabalho são cidadãos mais bem preparados para resistir às pressões impostas pelo dia a dia e pela sociedade.

Imprensa Osasco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.